Violência

Policial civil é afastado após agressão contra advogada em Pinheiro

Vídeo mostra o policial Redson Menezes Costa e a advogada Betty Aroucha em uma discussão na noite de sexta-feira (21).

Imirante, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 15/02/2023 às 08h29
Policial civil foi afastado.
Policial civil foi afastado. (Reprodução / Redes Sociais)

PINHEIRO - O policial civil Redson Menezes Costa foi afastado das funções após a agressão contra uma advogada no município de Pinheiro. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) se manifestou por meio de nota e disse que está adotando todas as medidas cabíveis sobre os fatos.

O afastamento do policial civil foi confirmado pelo delegado Carlos Renato da Delegacia Regional de Pinheiro. 

Imagens de celular registradas pela vítima e por testemunhas mostram o policial civil e a advogada em uma discussão na noite da última sexta-feira (21).

De acordo com testemunhas, a advogada, que se chama, Betty Maria Matos Aroucha, estava a caminho de São Luís, na companhia de outro advogado, quando se envolveu em um acidente de trânsito na Rua Deodoro da Fonseca, no Centro de Pinheiro. Enquanto prestavam socorro à outra pessoa envolvida na colisão, os advogados foram surpreendidos pela aproximação de Redson Menezes, que se identificou como policial civil.

Sobre isso, conforme a nota da PC-MA, mesmo de folga, um policial civil pode fazer a intervenção de um fato, isso inclui coletar dados preliminares, prestar os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), preservar o local do fato e acionar a presença de uma equipe da Polícia Militar.

No entanto, segundo mostram as imagens, Redson Menezes começou a discutir com Betty Aroucha, falando palavrões e a ameaçando de prisão. Enquanto registrava as agressões verbais em vídeo e pedia respeito, a advogada foi agredida pelo policial civil com um tapa no pescoço.

Com relação a esta atitude do policial, a PC-MA disse na nota que será aberta uma sindicância junto à Corregedoria da Polícia Civil do Maranhão. 

Além disso, “a instituição de segurança destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade”, finaliza a nota. Leia na íntegra:

"A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que está adotando todas as medidas apuratórias cabíveis, acerca dos fatos envolvendo um servidor da instituição, em folga, e uma advogada, ocorrido na sexta-feira (21) na cidade de Pinheiro.

A PC-MA esclarece que, mesmo estando de folga, faz parte da conduta do policial civil fazer a intervenção de um fato, isso inclui coletar dados preliminares, prestar os primeiros socorros até a chegada do SAMU, preservar o local do fato e acionar a presença de uma equipe da Polícia Militar.

Com relação a conduta do agente de segurança, a PC-MA comunica que será aberta uma sindicância junto à Corregedoria da Polícia Civil do Maranhão.

Ademais, a instituição de segurança destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade".

Após a agressão, Betty Aroucha registrou um boletim de ocorrência contra Redson Menezes, pelos crimes de abuso de autoridade, injúria e lesão corporal praticada contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino.

OAB pede abertura de inquérito policial

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Pinheiro/MA, entrou com um pedido ao delegado plantonista da Delegacia Regional de Pinheiro para que o caso seja investigado.

No documento, assinado pelo presidente Rutterran Souza Martins, a OAB de Pinheiro solicita a "adoção de medidas enérgicas e efetivas, para a apuração de eventuais crimes de agressão e abuso de autoridade, dentre outros, cometidos pelo policial civil em desfavor dos advogados", além de pedir que sejam adotados "todos os meios legais para a devida apuração, com a instauração do inquérito policial e futuro indiciamento, para que o policial seja devidamente responsabilizado com os rigores penais e administrativos da lei".

Assista ao vídeo:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.