Tecnologia

Os robôs vão dominar o mundo?

A robótica é umas das áreas mais promissoras para as chamadas profissões do futuro e está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Publipost/ Fiema

Atualizada em 18/10/2022 às 23h28
Competidores na pista de F1 school durante o torneio de robótica SESI-MA 2021.
Competidores na pista de F1 school durante o torneio de robótica SESI-MA 2021.

Basta falar em robótica que vem logo em mente a imagem de um robô, não é mesmo? E esta é a ideia que vai ajudar a compreender melhor o assunto. A robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs. A robótica conta com uma vertente educacional que cria um ambiente propício para o aprendizado, instigando o interesse das crianças, dos adolescentes e dos jovens. A rede de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI- MA), utiliza amplamente a robótica educacional no cenário da aprendizagem.

A coordenadora de educação do SESI-MA, Vanda Marli, disse que a robótica na escola tem um poder transformador. Nas aulas dessa disciplina, os estudantes passam a desenvolver seus conhecimentos com mais profundidade, devido à aplicação prática das matérias, o que contribui para o aumento do interesse por essas disciplinas e, consequentemente, para a melhora do desempenho acadêmico.

“A robótica pode ser inserida no cotidiano das crianças e dos adolescentes por meio de atividades de raciocínio lógico e de programação. Eles são estimulados a analisar e solucionar problemas. Com isso, a criatividade também é aprimorada. Quando a robótica é trabalhada em sala de aula, e em grupo, inspira o trabalho em equipe. Foco, persistência e resiliência são ainda outras habilidades desenvolvidas, visando despertar o interesse das crianças e dos adolescentes de uma forma espontânea”, esclarece Vanda.

Torneio regional de robótica em 2021, na unidade SESI Araçagi.
Torneio regional de robótica em 2021, na unidade SESI Araçagi.

Para o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, essa metodologia inovadora do SESI permite que o aluno coloque a mão na massa, também conhecida como cultura maker ou experiência do fazer. Ele acredita que este é o caminho para a educação do futuro. “Essa cultura se baseia no princípio de que a transmissão de conhecimento informações é mais efetiva quando as pessoas podem manusear os objetos estudados”, diz.

Benefícios da robótica

A robótica incentiva uma ação que é inata ao ser humano: a inovação. A realização de montagens, por exemplo, colabora para o aumento da concentração, para o desenvolvimento do pensamento criativo e para a visualização espacial nas crianças. Para os adolescentes, as aulas de robótica possibilitam uma vivência que se aproxima do trabalho de um cientista.

Os estudantes são desafiados a construir um robô e fazer com que ele execute um trajeto e realize operações, o que exige a construção, a programação e a realização de testes. Assim, a robótica estimula a fixação dos conteúdos, a dedicação aos estudos e a descoberta de novos interesses e talentos, contribuindo para a escolha da carreira.

Além das competências técnicas que são aprimoradas, as soft skills, que são habilidades comportamentais com um peso grande no mercado de trabalho, também são desenvolvidas. O aluno aprende a ser mais comunicativo, colaborativo, flexível e resiliente, além de desenvolver outros atributos.

Uma série de robôs, com funcionalidades distintas, está disponível no mercado. Um estudo da Oxford Economics revelou que, em 2030, os robôs ocuparão 20 milhões de empregos ao mesmo tempo em que serão criadas profissões para quem domina a robótica. Consegue imaginar isso? O campo de trabalho da robótica conta com carreiras que são valorizadas pelo mercado de trabalho, com alta remuneração em diversos segmentos. Isso porque os profissionais desse campo contam com um perfil multitarefa e flexível, o que é cada vez mais disputado pelas empresas do Brasil e do exterior.

Fachada do ginásio do SESI Araçagi, que sediou o torneio regional de robótica, em 2021.
Fachada do ginásio do SESI Araçagi, que sediou o torneio regional de robótica, em 2021.

Torneio Regional SESI-MA – No lançamento da temporada “Super Powered” do Festival SESI de Robótica – Regional do Maranhão que será realizado em fevereiro de 2023, Diogo Lima apresentou as novidades do torneio regional de robótica com destaques que vão elevar, ainda mais, o nível da robótica maranhense. Entre as novidades uma nova equipagem de competição, inovação no apadrinhamento das equipes de escolas públicas, um tênis personalizado e criado por uma indústria de calçados exclusivamente para o torneio e uma nova pista de F1 School. Realizado desde 2019, o programa F1 in Schools desafia estudantes matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

“Nós educamos porque nós acreditamos em pessoas. Investir na robótica é difundir uma prática totalmente diferente de educar. A gente não faz nada sozinho e quando nós fazemos um campeonato tão forte como esse, nós queremos dizer que o Maranhão pode sim fazer robótica, que o Maranhão pode sim educar de uma forma diferente. Essa é a missão que o nosso SESI Nacional nos passa, que o nosso presidente nos determina, de fazer diferente sempre”, declarou Diogo.  

Novidades

A temporada Super Powered do Festival SESI de Robótica no Maranhão vem com tudo! Uma enxurrada de surpresas foi preparada pela equipe do Casarão da Indústria SESI, que inaugura ano que vem e que é a organizadora do campeonato na etapa local. Os participantes serão presenteados com um parque de diversões com roda gigante e vários outros brinquedos prometendo muita diversão gratuitamente.  

Os pais que têm dúvidas sobre a robótica poderão aproveitar o evento para conhecer melhor o projeto em um espaço com profissionais dedicados a explicar todos os detalhes. Eles irão aprender também a como estimular a prática da robótica em casa na área de empreendedorismo, inovação e cultura de robótica.

Entre tantas novidades, o SESI- MA apresentou a sua unidade móvel do laboratório de robótica que vai proporcionar às escolas públicas apadrinhadas pela entidade uma experiência única com a robótica.  

“Estamos trabalhando para que o torneio não seja apenas uma grande competição, mas uma intensa experiência de vida para os nossos alunos”, finalizou Diogo Lima, ressaltando que além do Maranhão, equipes do Piauí, Paraíba, Tocantins de escolas do SESI e de escolas públicas participarão do torneio.

Bem, se os robôs vão ou não dominar o mundo não se sabe, mas a robótica já assumiu diversas tarefas que são praticadas por humanos. E o que se pode afirmar é que a tecnologia é mesmo capaz de trazer mais comodidade e excluir a ação humana em determinadas atividades, aumentando a produtividade nos setores financeiro, de planejamento, de saúde e de vendas, por exemplo.

Gostou dessas informações sobre robótica? Então aproveite para entender como são as aulas curriculares dessa disciplina na rede de ensino SESI-MA e para conhecer a metodologia no site www.fiema.org.br/sesi ou pelo (98) 2109-1828.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.