Checamos

É falsa publicação em que Carlos Brandão condiciona pagamento de salários à eventual reeleição

Montagem circula em grupos de WhatsApp e distorce mensagem divulgada pelo chefe do Executivo na quarta-feira (28)..

Imirante.com

Atualizada em 30/09/2022 às 10h45
Montagem atribui mensagem falsa ao governador Carlos Brandão
Montagem atribui mensagem falsa ao governador Carlos Brandão

SÃO LUÍS - É falsa uma publicação que atribui ao governador Carlos Brandão (PTB) a mensagem em que o chefe do Executivo supostamente condiciona o pagamento de salário dos servidores estaduais à sua eventual reeleição no pleito de domingo. 

Recorte da mensagem, que imita uma publicação no twitter, foi recebida pelo Checagem Imirante na manhã desta sexta-feira (30).

A publicação, em formato de imagem [print], circula em grupos de WhatsApp.

“Informo aos servidores públicos do Maranhão que o pagamento de setembro de 2022 só vai ser pago se eu me eleger”, é o conteúdo da mensagem.

Nela, as palavras “pagamento” e “setembro”, além da frase “só vai ser pago se eu me eleger”, estão destacadas em negrito.

Mensagem autêntica de Carlos Brandão foi publicada na quarta-feira
Mensagem autêntica de Carlos Brandão foi publicada na quarta-feira

Montagem

A montagem constatada pelo Checagem Imirante tomou por base uma publicação na conta oficial de Carlos Brandão no twitter, em que ele anuncia a data de pagamento do vencimento dos servidores para esta sexta-feira (30).

A manipulação da mensagem suprimiu parte do texto original de Brandão, publicado na quarta-feira.

A publicação original contava, até a manhã desta sexta-feira, com 564 curtidas e 38 retweets.

“Informo aos servidores do Estado que o pagamento referente a setembro de 2022 será realizado nesta sexta-feira, dia 30. O trabalho de vocês é fundamental para o Maranhão continuar assegurando melhoria na qualidade de vida dos maranhenses”, é o texto da mensagem original.

Conteúdo investigado

Mensagem disseminada em grupos de WhatsApp que atribui autoria ao governador Carlos Brandão, com conteúdo que condiciona pagamento do salário de servidores estaduais à uma eventual reeleição.

Conclusão

Mensagem é falsa.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.