SÃO LUÍS - São Luís completa 410 anos de fundação nesta quinta-feira (8). Uma cidade fundada por franceses, mas, colonizada por portugueses e, no momento, o seu policiamento ostensivo é reforçado e sendo feito por militares de mais de dez batalhões como ainda conta com o trabalho da Guarda Municipal e de outros profissionais da área de segurança.
Leia também em:
Organização criminosa é desarticulada durante operação no interior e em São Luís
Poluição sonora: 109 flagrantes efetuados durante a operação Rolezinho na Grande São Luís
Dados da Polícia Militar revelam que as guarnições militares somente neste ano já apreenderam 421 armas de fogo ou branca como ainda conseguiram recuperar 546 veículos e efetuaram a prisão de 1251 criminosos.
Ainda segundo a polícia, essas prisões e apreensões são resultados das diversas operações. Entre elas, a operação Ilha Segura, Saturação, Catraca, que é voltada para combater os assaltos a coletivos, e a operação Narco Brasil. Esta é realizada em todo Maranhão, principalmente, na Região Metropolitana de São Luís.
Batalhões na cidade
Em São Luís há mais de dez batalhões militares. Somente o 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado na área Itaqui-Bacanga, é responsável pela preservação da ordem pública de 53 bairros da capital. O 6º BPM, na Cidade Operária, de 47 bairros. Os policiais do 8º BPM, que a sede está localizada no Calhau, fazem o patrulhamento de forma diária de 83 bairros, enquanto, o 9º BPM, na Vila Palmeira, de 50 bairros.
Ainda tem o 20º BPM, no Cohatrac, que é responsável pelo policiamento de 70 localidades da cidade. Os homens do 21º BPM, na Estiva, possuem a função de fazer o patrulhamento de 53 pontos da cidade e sendo a maioria na zona rural da cidade.
O policiamento ostensivo de São Luís ainda conta com 38º BPM, na Liberdade; o 40º BPM, na Divinéia; o 42º BPM, no Coroadinho; o 43º BPM, na Cidade Olímpica; o Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur), os batalhões especiais e as unidades especializadas.
Guarda Municipal
Também para manter a segurança pública na capital maranhense conta com o trabalho da Guarda Municipal, que foi criada pela Lei 2.968 de 6 de junho de 1989, sendo subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.
No momento, os guardas municipais estão presentes nos cinco terminais de integração da cidade e realizando rondas, abordagens, além de vistorias e operações em diversos bairros com o objetivo de evitar assaltos e outros tipos de crimes. Os trabalhos acontecem em conjunto com as Policias Militar e Civil, foram acordados em reunião com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Atuação integrada
Para ter um policiamento eficiente e eficaz no Maranhão, principalmente, na capital, a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP) já desenvolve ações em conjunto com as forças de segurança de outros estados. Ainda neste mês foi realizado o curso de Forças Integradas de Segurança Pública (Cofisp).
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, esse curso tem como objetivo de capacitar profissionais de segurança pública e de defesa civil para serem mobilizados pelas Forças Estaduais Integradas para atuar em todo o Maranhão, inclusive, na Região Metropolitana de São Luís.
Um total de 66 policiais civis, militares e bombeiros militares participaram do curso. Jair Paiva informou que o Cofisp foi promovido por meio da SSP do Maranhão e do Piauí, com o apoio da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.
Ele ainda declarou que esse curso é um coroamento de um trabalho que vem sendo feito pelo Sistema de Segurança Pública do Maranhão e do Piauí. “É importante busca essa maior integração das forças policiais dos dois estados, principalmente, por termos uma área fronteiriça que exige um trabalho conjunto”, frisou o delegado-geral da Polícia Civil.
Saiba Mais
- Inscrições abertas para o seletivo do Banco do Brasil
- Reconhecimento de São Luís como Patrimônio Mundial da Humanidade completa 25 anos hoje
- Exposição traz acervo que apresenta a diversidade do Patrimônio Imaterial Brasileiro
- Casarões reformados são entregues e já podem ser visitados em São Luís
- Veja cinco curiosidades sobre São Luís do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.