BRASÍLIA - Os estados de São Paulo e do Piauí conseguiram neste domingo (31) liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) também suspendendo o pagamento de dívidas com a União e de contratos em que o ente figure como fiador.
A decisão permite a compensação imediata das perdas de arrecadação em virtude da redução das alíquotas de Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços ( ICMS) de combustíveis, energia elétrica e comunicações.
O primeiro estado a conseguir decisão desse tipo foi o Maranhão - que estima perdas de R$ 3,4 bilhões até o fim do ano -, seguido de Alagoas.
O ministro Gilmar Mendes, do STF, criou uma comissão especial que começa em 2 de agosto e terminará em 4 de novembro para a União e Estados entrarem em acordo sobre o ICMS.
Saiba Mais
- Governadores iniciam ofensiva para derrubar veto a compensações após redução de alíquota
- Lei que limita ICMS de combustíveis é atualizada após derrubada de vetos
- Restabelecida a compensação aos estados por perdas com ICMS nos combustíveis
- Tesouro Nacional acredita em derrubada de liminar que suspendeu dívida do MA
- MA deve deixar de arrecadar R$ 291 milhões só em julho
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.