APOIO TÉCNICO

Municípios maranhenses serão beneficiados com ações do Banco do Nordeste e Sudene

Alto Parnaíba, Balsas, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso serão beneficiados.

Imirante.com

- Atualizada em 30/06/2022 às 15h29
Presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, durante lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo
Presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, durante lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo (Divulgação)

SÃO LUÍS – Seis municípios maranhenses, localizados na região sul do estado, serão beneficiados por planejamento de ações para o desenvolvimento de indicadores sociais e de gestão, previsto em acordo de cooperação técnica firmada entre o Banco do Nordeste (BNB) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Além do Maranhão, essa ação irá alcançar mais 60 municípios dos demais estados nordestinos e ainda do Norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, áreas de atuação da Sudene.

Os municípios maranhenses beneficiados são Alto Parnaíba, Balsas, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. A assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu durante o lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo, programa da Sudene para apoiar os municípios com indicadores sociais e econômicos mais frágeis em sua área de atuação. 

Com apoio do BNB, o programa irá realizar ações para atrair investimentos e oferecer capacitação técnica para gestores públicos e empreendedores de municípios. Assinaram o acordo o presidente do Banco do Nordeste (BNB), José Gomes da Costa, e o titular da Sudene, Carlos César Araújo Lima. 

Para José Gomes da Costa, o Projeto de Desenvolvimento Federativo é importante para unir orientação técnica na gestão e o financiamento público. "O apoio de instituições oferecendo técnicos habilitados para ajudar no planejamento das ações de prefeituras resulta em projetos bem estruturados para atrair os investimentos. Além de aumentar a segurança na aplicação de recursos, há um enorme ganho para a população. Somente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), temos R$ 12 bilhões de saldo de operações nesses municípios, e estamos prontos para ajudar ainda mais", afirma.

Estão previstos elaboração de diagnósticos das áreas atendidas, criação de plano de ação, articulação com as prefeituras e demais parceiros institucionais, além da oferta de financiamento por meio dos programas do Banco para impulsionar negócios nos municípios.

O Projeto de Desenvolvimento Federativo mobiliza diversas entidades com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos municípios de pequeno porte ofertando estudos e planos com informações estratégicas, capacitações e outras ações das instituições parceiras que integrarão a Rede de Desenvolvimento Federativo.

Conheça as cidades atendidas pelo Projeto de Desenvolvimento Federativo:

Alagoas: Arapiraca, Belém, Belo Monte, Campo Grande, Maribondo e Tanque d'Arca;

Bahia: Andorinha, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas;

Ceará: Abaiara, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte e Missão Velha;

Espírito Santo: Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, Pancas e Pinheiros;

Maranhão: Alto Parnaíba, Balsas, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso;

Minas Gerais: Riacho dos Machados, Lassance, Glaucilândia, Guaraciama, Montes Claros, Olhos-d'Água;

Paraíba: Campina Grande, Parari, Santo André, Cubati, Juazeirinho e Olivedos;

Pernambuco: Calumbi, Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Betânia;

Piauí: Floriano, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, São José do Peixe e Canavieira;

Rio Grande do Norte: Frutuoso Gomes, Messias Targino, Mossoró, Patu, Porto do Mangue, Triunfo Potiguar;

Sergipe: Frei Paulo, Gracho Cardoso, Itabaiana, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.