COMENDA

Empresário maranhense é homenageado nos 70 anos do Banco do Nordeste

Relevância do empresário Ilson Mateus em inspirar novos negócios em sua região é reconhecida.

Imirante.com

Empresário maranhense Ilson Mateus durante cerimônia em que recebe a homenagem do BNB
Empresário maranhense Ilson Mateus durante cerimônia em que recebe a homenagem do BNB (Divulgação)

FORTALEZA – O empresário maranhense Ilson Mateus, do grupo Mateus, foi um dos homenageados pelas celebrações dos 70 anos do Banco do Nordeste, ao receber nesta terça-feira, 19, em Fortaleza, comenda em reconhecimento à relevância do empreendimento e do próprio empreendedor para estimular e inspirar novos negócios em sua região. 

O trabalho do vendedor de aguardente, nascido em Imperatriz, transformou um pequeno negócio de 50 metros quarados em Balsas em uma rede de supermercados com 223 lojas e quase 46 mil colaboradores. São 126 no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, cinco no Ceará, duas na Bahia, uma em Pernambuco e uma em Sergipe.

Além de Ilson Mateus, foram homenageados empresários de diversos segmentos da região que, em parceria com o Banco do Nordeste, desenvolveram negócios e geraram emprego nas últimas décadas.

Durante a cerimônia, o presidente do BNB, José Gomes da Costa, reforçou como a história do banco se mistura com a de grande parte das empresas instaladas na sua área de atuação. “A gente fica feliz por se sentir parte de cada um desses empreendimentos que vocês construíram e vão continuar construindo, sendo exemplos para novos empreendedores”, afirmou.

Sobre a capacidade de financiamentos impulsionarem negócios, o presidente do BNB José Gomes ressaltou que "o crédito é instrumento de política pública, mas uma ferramenta limitada. Ele depende de um tomador que, como quem recebe uma semente, precisa trabalhar e germinar para que dê bons frutos”, afirmou.

Também receberam a comenda as microempreendedoras Rosa Maria de Jesus e Silva, do Ceará, e Luiza Pereira Lima, do Piauí, representando os clientes do Crediamigo e do Agroamigo.

Houve homenagem a instituições parceiras no desenvolvimento da região, como a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Sebrae Nacional, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Convênio com a SAE

Durante a celebração pelo aniversário de 70 anos do BNB, foi assinado acordo de cooperação técnica entre a instituição e a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) para compartilhamento de informações, dados e estudos, visando à elaboração de cenários e formulação de políticas e estratégias de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil. Pelo convênio, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, irá disponibilizar as informações. 

“O Etene tem um potencial para contribuir não só para o Nordeste, mas para o Brasil. E a Secretaria vislumbrou isso”, afirma o secretário Especial, Flávio Augusto Viana Rocha. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.