Estelionato

Homem é preso suspeito de dar golpes em venda de veículos

Segundo as investigações, os consumidores eram atraídos com oferta de veículos abaixo do valor de mercado.

Imirante, com informações da Polícia Civil

Homem foi preso pela Polícia Civil no Turu.
Homem foi preso pela Polícia Civil no Turu. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

SÃO LUÍS - Um homem, de 37 anos, foi preso no Turu, nessa quarta-feira (22), suspeito de estelionato por meio de golpe de consórcio de veículos. A captura foi realizada pela Delegacia do Consumidor, que deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Segundo as investigações, os consumidores eram atraídos por vendedores, por meio de anúncios na internet, com oferta de veículos abaixo do valor de mercado. Nas divulgações, geralmente constavam exigência de valor de entrada, simulando contrato de financiamento.

O esquema criminoso visando oferecer credibilidade as vítimas, de forma fraudulenta, utilizava fotos de veículos que realmente estavam sendo vendidos em lojas ou anunciantes na capital. Os consumidores eram induzidos a celebrar contratos de consórcio com a empresa que não tinha autorização pelo Banco Central para atuar no sistema financeiro.

Ainda conforme a investigação, os vendedores encenavam falsas entregas dos veículos e assim obtinham mais vantagens ilegais. Quando os consumidores solicitavam vistoria dos veículos que, em tese, estavam sendo comprados, os vendedores informavam que o bem já havia sido negociado, mas que possuíam outro com as mesmas características, preço e prazo de entrega.

No início deste mês, o Ministério Público do Maranhão determinou a suspensão das atividades de duas empresas, sendo uma em São Luís e a outra situada em São Paulo, que atuavam na venda fraudulenta de contratos de consórcio na capital maranhense.

O preso desta quarta-feira(22), após atender aos procedimentos de praxe na Delegacia do Consumidor, foi encaminhado à Central de Inquéritos e Custódia da capital onde dever aguardar um parecer da justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.