MARANHÃO - O influenciador digital Joel Paiano, de 29 anos, foi preso nesta terça-feira (18) em Rosário, suspeito de cometer estelionato. De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Paiano chantageava um arcebispo grego residente na Austrália.
Segundo as investigações, o influenciador iniciou contato com o religioso por meio das redes sociais e, posteriormente, por um aplicativo de mensagens. Ele afirmava trabalhar com projetos sociais e, posteriormente, passou a enviar fotos e vídeos íntimos suas. Com isso, ele passou a chantagear o arcebispo.
Ameaças
De acordo com o delegado Ederson Martins, a vítima vinha sendo ameaçada há mais de um ano. O influenciador inicialmente teria exigido 300 euros e, posteriormente, elevou o valor para 700 euros.
Embora as cobranças tenham diminuído no final do ano passado, no início deste ano o influenciador voltou a extorquir a vítima, dessa vez exigindo uma casa em Rosário como parte do pagamento.
A polícia tomou conhecimento do crime após uma denúncia feita na Austrália e encaminhada a um escritório de advocacia em São Paulo, que por sua vez alertou a Polícia Civil. A partir disso, foi solicitado um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, seguido de diligências para aprofundar as investigações.
Operação e Prisão
Na terça-feira (18), uma operação policial foi deflagrada, resultando na prisão de Joel Paiano e na busca e apreensão em sua residência. Durante a ação, foram encontrados elementos que indicam que o influenciador pode ter cometido crimes semelhantes contra outras vítimas em diferentes estados do país, incluindo um caso já identificado no Rio de Janeiro.
A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar outras possíveis vítimas e reunir mais provas contra o suspeito. Até o momento, a defesa de Joel Paiano não se pronunciou sobre as acusações.
Saiba Mais
- Dupla é presa por aplicar golpes em idosos no interior do Maranhão
- Dois veículos usados em crime de estelionato são recuperados pela Polícia Civil em São Luís
- Organizadora de eventos é presa suspeita de estelionato na Região Metropolitana de São Luís
- Polícia Civil do MA prende mulher investigada por 169 ocorrências de estelionato no Rio de Janeiro
- PF prende suspeitos de tentarem sacar benefícios previdenciários de forma fraudulenta em Caxias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.