Solenidade

AML realiza sessão em homenagem a Sarney com lançamento de livro

Academia Maranhense de Letras realizou evento que acabou adiado por conta da pandemia da Covid-19.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 18/06/2022 às 11h26
Sarney cumprimenta Lourival Serejo, presidente da Academia Maranhense de Letras. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Sarney cumprimenta Lourival Serejo, presidente da Academia Maranhense de Letras. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Como forma de homenagear o ex-presidente José Sarney pela passagem dos seus 90 anos - completados ainda em 2020, em meio à pandemia da Covid-19 -, a Academia Maranhense de Letras (AML) realizou nesta sexta-feira (17) uma sessão solene para marcar o lançamento oficial do livro "José Sarney: o homem e a palavra”.

O ato ocorreu na sede da entidade e contou com a presença do homenageado, de familiares e de diversas autoridades e intelectuais do estado.

Atual decano, Sarney entrou para a Casa aos 21 anos, sendo seu membro, portanto, há mais de 70 anos.

“José Sarney: o homem e a palavra” é uma obra colegiada, que reúne diversos autores com textos de homenagem ao ex-presidente. Segundo o atual presidente da AML, desembargador Lourival Serejo, trata-se de "um itinerário político e individual da vida de Sarney”.

A obra reúne textos de figuras como Benedito Buzar, Carlos Gaspar, Joaquim Itapary, Pergentino Holanda, Fernando Henrique Cardoso, Mauro Fecury, Carlos Castelo Branco, Luís Carlos Barreto e Vicente Fialho.

Para o homenageado, “um gesto de extrema gentileza”, que o deixou muito grato. “A gratidão é a memória do coração. De maneira que é um gesto de extrema gentileza dos meus colegas de Academia e, ao mesmo tempo, o livro que eles acabam de publicar eu li e senti que ele não foi escrito com tinta, foi escrito com sangue do coração, com total amizade, boa vontade”, declarou Sarney.

 

 

Ao Imirante, o presidente Lourival Serejo destacou que a Casa ficou incomodada de não ter conseguido realizar a homenagem quando da passagem dos seus 90 anos, em virtude das restrições impostas pela pandemia.

"Esta solenidade, de estar homenageando o presidente Sarney hoje, era para ter sido realizada há dois anos, quando ele completou 90 anos. Foi suspensa pela pandemia. Então, nós ficamos incomodados de não ter prestado essa homenagem a ele e, hoje, estamos recuperando aquela ideia antiga”, comentou.

Amigo e correligionário de longas datas de Sarney, o escritor Benedito Buzar destacou a importância do ex-presidente para a política e a literatura do Maranhão.

"Dos maranhenses todos que já existiram até o momento é o mais importante. É um grande literato, escreveu grandes romances, grandes contos, está na academia brasileira de letras, foi presidente da República, foi um político e tanto, portanto, para nós maranhenses é uma honra a gente sempre homenagear essa figura”, ressaltou.

Filho do ex-presidente, o presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, considerou justa a homenagem ao decano da AML.

"Ele é o decano da casa, aos 92 anos. Está na academia desde os 21, portanto, já são mais de 70 anos de casa. É uma homenagem muito justa, muito bonita e no local adequado”, afirmou.

Com reportagem de Alessandra Rodrigues

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.