DEBATES

Segundo dia da Expo Indústria terá temas ligados ao agronegócio, comércio e turismo

Destaque também para a palestra “Perspectivas para a Indústria da Construção no Brasil e no Maranhão”.

Imirante.com

- Atualizada em 27/05/2022 às 16h40
A maior feira multissetorial do Nordeste promovida pelo Sistema Fiema, segue até domingo, 29, em São Luís
A maior feira multissetorial do Nordeste promovida pelo Sistema Fiema, segue até domingo, 29, em São Luís (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - O segundo dia da Expo Indústria Maranhão, que acontece no Multicenter Eventos e Negócios, terá como destaque debates sobre agronegócio, comércio e turismo. Às 18h30, no Espaço Plenarium, um painel contemplará importantes e atuais temas ligados ao agronegócio:  "Maranhão dentro de um Novo Contexto Agroindustrial", com abordagens sobre o Crédito Verde e Bureau Verde, por Ticiane Figuerêdo; Gestão de Risco em Commodities Agropecuárias, por Roberta Páfaro, e a contrapartida que o Maranhão já possui junto ao agronegócio, por Gisela Introvini. 

Ainda no Plenarium, às 20h, haverá a participação de um dos primeiros e mais importantes especialistas em sustentabilidade empresarial e ESG do Brasil (programa ambiental, social e de governança): Ricardo Voltolini, que é CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no mercado, e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil. 

Também abordando a sustentabilidade, no estande do Sebrae será ministrada, às 18h, a palestra Inovação e Sustentabilidade no Agro, proferida por Raul Bidjeck. 

Na Arena Sustentável, a partir das 19h30, o destaque desta sexta-feira é a palestra “Perspectivas para a Indústria da Construção no Brasil e no Maranhão”, que contará com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, o prefeito de São José de Ribamar, Julinho Matos e o painelista José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Na Arena do Crédito, às 17h, o público terá a oportunidade de assistir a palestra: Aspectos relevantes sobre o acesso ao crédito, com Marcelo Ericeira, em seguida, às 18h30 a palestra: Soluções BB em Câmbio e Comércio Exterior, com Bartolomeu Pinheiro, Gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil, às 19h30 a palestra Franquias: Melhores Estratégias para expansão do seu negócio (como financiar a sua franquia no BNB) com Maurício Camelo Pessoa Neto - Banco do Nordeste e em seguida Gracileia Furtado vai falar sobre a necessidade de inovar e ainda dicas para o seu negócio, com Pedro Diniz.  

Arte e Moda 

O lançamento do livro “Vantagens comparadas da Indústria do Maranhão”, de José Henrique Braga Polary, coordenador de ações estratégicas da Fiema, fará parte da programação do Espaço Expo Arte, juntamente com a exposição de quadros do pintor Péricles Rocha, Jesus Santos e Ayrton Marinho. Para fechar a programação desta sexta-feira da Expo Arte, está confirmada a palestra sobre a Vida de Graça Aranha e sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922, apresentada por Aureliano Neto, da Academia Maranhense de Letras. 

Nesta sexta-feira continua a 3ª edição do Maranhão Fashion Week, realizado pelo Sistema Fiema (Sesi, Senai, IEL e Federação), do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (SINDVEST) e do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW). 

Além do desfile, foi montada uma área de estandes para que marcas, multimarcas, microempreendedores e estilistas do Maranhão possam expor suas coleções e prospectar clientes.

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema Fiema, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Eneva, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.