Expo Indústria Maranhão

SESI, SENAI e IEL mostram atrações e promovem interação com o público na Expo Indústria Maranhão

Palestra com o ator Felipe Titto é um dos destaques da programação do IEL, que promoverá o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, além de cinco formações para o mercado de trabalho.

Publipost / Fiema

Expo Indústria Maranhão inicia nesta quinta-feira (26).
Expo Indústria Maranhão inicia nesta quinta-feira (26). (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – SESI, SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) irão promover ações de interação com o público durante a Expo Indústria Maranhão, evento que inicia nesta quinta-feira (26), no Multicenter Negócios e Eventos. No SESI, os visitantes poderão degustar alguns serviços e participar da plataforma virtual. Braços robóticos, dispenser automático de álcool com indicador de temperatura corporal serão algumas das atrações do espaço do SENAI e o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão e a palestra com o artista Felipe Titto estão na programação do IEL.

ESTANDE SESI - Serviços de saúde e divulgação de informações sobre a qualidade de vida do trabalhador da indústria são alguns dos atrativos no Espaço SESI, dentro da Expo Indústria Maranhão. Quatro plataformas do Serviço Social da Indústria (SESI) – SESI Ergotech, Blitz SESI da Saúde e Segurança, SESI Telemedicina e SESI Viva Mais – estarão instaladas no local durante os quatro dias da feira, das 17h às 22h. Haverá ainda um lounge de promoção de saúde com degustação dos serviços de alimentação, atividade física e saúde mental.

A plataforma SESI Ergotech, um projeto em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fará a demonstração da coleta dos dados de saúde, através de simulação de atividade em lugar confinado. O espaço ainda terá a Blitz SESI da Saúde e Segurança, um serviço de saúde gratuito para apoiar as pequenas e microindústrias maranhenses. A plataforma faz um diagnóstico de saúde e segurança com equipe multidisciplinar com o objetivo de identificar o perfil de saúde do trabalhador.

Um dos serviços mais aguardados é oferecido pela plataforma virtual SESI Telemedicina. Por meio dela, o visitante do estande se conecta com médicos, enfermeiros, nutricionistas, e psicólogos, que estão disponíveis 24 horas para atendimento. O estande ainda terá a plataforma SESI Viva Mais, que aposta na gestão de saúde e segurança de trabalho e promoção de saúde, como solução tecnológica para a indústria. A proposta possibilita a geração das informações qualificadas e estruturadas para apoiar as indústrias na redução de custos com saúde e afastamentos. A partir das práticas apontadas, busca-se o aumento da prevenção de acidentes e da produtividade no trabalho.

O superintendente do SESI Maranhão, Diogo Lima, explicou que o foco será a divulgação do portfólio da instituição, dividido em dois eixos: educação e saúde e segurança para a indústria. “Na educação vamos mostrar as diversas ferramentas pedagógicas disponíveis em nossas escolas e toda uma série de inovações que temos dentro da rede SESI de educação no Maranhão”, explicou Diogo. “Na área de saúde faremos o lançamento de projetos de inovação que fizemos em parceria com a UFMA”, complementou ele.

No espaço de educação do SESI terão os recursos utilizados pela Rede para a formação de jovens, como o Espaço Maker, Túnel do vento, impressoras 3D, Gerador de Van Graaf e mesa educacional.

ESTANDE SENAI - As atividades do Estande SENAI, na Expo Indústria Maranhão, começam com o atendimento aos visitantes, que ocorre das 18h às 22h. Ao longo dos quatro dias, o público poderá acompanhar a apresentação das bancadas nas seções Mundo SENAI e Educação Profissional. Na primeira, serão apresentadas plantas de instrumentação; de redes industriais; braços robóticos de solda. Na segunda seção, os alunos do SENAI apresentarão 19 bancadas com projetos de inovação, desenvolvidos por instrutores e alunos. Alguns deles são um dispositivo de alerta de perigo, sistema de automação para silos, bomba de vácuo, separador de água e óleo, mesa gelada 4.0, lixeira inteligente bilíngue, dispenser automático de álcool com indicador de temperatura corporal, máquina de EPI, fechadura automatizada e outros.

ENCONTRO IEL – O grande destaque da programação Instituto Euvaldo Lodi é o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, que acontece no dia 26 de maio. Este já é um evento característico para estudantes e este ano, abrangerá, também, a classe empresarial. As palestras do encontro são voltadas para ambos os públicos e serão realizadas das 14h às 19h. A palestra master deste ano será “Carreira e Mundo Digital”, às 14h30, com o artista Felipe Titto, ator, modelo, apresentador e empresário, que comanda negócios nas mais diversas áreas.

Atualmente, Titto é sócio de dez empresas, dentre elas a Titanium Inc., empresa especializada em agenciamento de talentos e marketing de influência.

O tradicional encontro promovido pelo IEL está alinhado aos pilares da feira da indústria, e nesta edição traz como tema sustentabilidade de carreiras no mundo digital. Para se inscrever, basta entrar no site do IEL – www.fiema.org.br/iel e clicar no banner do Encontro, que redireciona para a página de inscrição. A inscrição será validada somente após a doação de 400g de leite em pó.

A coordenadora regional do IEL, Michele Frota, ressaltou que o Instituto vai apresentar seus serviços na área de gestão, educação executiva e recrutamento e seleção de estagiários e jovens aprendizes. “É uma oportunidade das empresas terem o conhecimento de como o IEL pode ajudá-las no processo de gestão e dos estudantes que queiram ingressar no mercado de trabalho, de como participar dos programas de estágio e jovem aprendiz”, afirmou Michelle.

Além do Encontro, os visitantes do Estande IEL poderão participar das formações para o mercado de trabalho. Cinco oficinas serão oferecidas de 27 a 29 de maio, na Expo Indústria Maranhão – são elas: Currículo e entrevista (das 17h às 18h), Empreendedorismo (18h às 19h), Administração do tempo (19h às 20h), Marketing pessoal (20h às 21h) e Ética profissional (21h às 22h). Elas serão ministradas por consultores e profissionais do IEL e terão 30 minutos de duração, estando todas voltadas para a trilha de desenvolvimento profissional e alinhadas ao tema sustentabilidade de carreiras.

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.