(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Definição pelo nome de Simone Tebet não mexe em jogo político no Maranhão

Cidadania, MDB e PSDB definiram na quinta-feira, 18, que o melhor nome para a terceira via é Sinome Tebet; se confirmado, Brandão não sofrerá mudança em seu rol de alianças.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Carlos Brandão pode ter mais um candidatuo a presidente da República, nome indicado pela legenda
Carlos Brandão pode ter mais um candidatuo a presidente da República, nome indicado pela legenda (Divulgação)

SÃO LUÍS - Caminha para ser fechado o acordo do MDB, Cidadania e PSDB para o lançamento da pré-candidatura da senadora emedebista Simone Tebet para disputar a Presidência da República como uma terceira via no Brasil.

Antes disto, os tucanos precisam se organizar e definir se irão aceitar o projeto das três legendas juntas ou se manterão a pré-candidatura do ex-governador de São Paulo, João Dória. As direções das siglas, na próxima semana, deverão encerrar o debate e bater o martelo.

Se for confirmado o nome de Simone Tebet para candidata a presidente, os reflexos no Maranhão serão quase nenhum.

Os três partidos em questão ou estão com apoio fechado para o governador Carlos Brandão (PSB), que busca sua reeleição, ou estão indicado que o caminho será o socialista para a disputa pelo Palácio dos Leões.

No caso do Cidadania, por exemplo, da senadora Eliziane Gama, Brandão já tem o apoio da legenda. Gama trouxe consigo - após abandonar o projeto do senador Weverton Rocha (PDT) - o PSDB, cujo comando no Maranhão é do marido dela, Inácio Melo. Assim, o que definir os tucanos nacionais, não mudará o cenário local.

Somente o MDB ainda não fechou questão sobre o apoio para a disputa pelo governo estadual. A presidente da legenda, ex-governador Roseana Sarney, tem dito que o momento é de diálogo com todos os partidos para que a direção estadual definida sobre os apoios,

Mas sem mesmo esta definição oficial, o MDB tem todos os indicativos que fechará com Carlos Brandão. O maior dos indicativos é o que diz o vice-presidente estadual da legenda, deputado Roberto Costa. Ele tem repetido que o apoio do MDB é para o governador.

Assim, o máximo que poderá ocorrer é Brandão ter mais um candidato a presidente para chamar de seu. Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Brandão terá Tebet como candidata de sua chapa a Presidência da República. 

Diferença

Diferença faria mesmo se o União Brasil tivesse permanecido no grupo que debatia uma candidatura única da chamada terceira via.

Se o partido oriundo da fusão do PSL com o DEM estivesse, Carlos Brandão teria possibilidade maior de ter a legenda.

Atualmente, os deputados federais Pedro Lucas Fernandes e Juscelino Filho “batalham” pela direção estadual do União Brasil para dar aos seus aliados. Brandão é o aliado de Fernandes e Weverton de Juscelino.

Sem condicionante

E falando em União Brasil, o deputado federal Juscelino Filho garante que a licença do senador Weverton Rocha para assumir no Senado o ex-prefeito Roberth Bringel, tio de Juscelino.

Nos bastidores se fala que a licença do pedetista já é um indicativo de fechamento de aliança do União Brasil com o PDT.

Sobre a possibilidade, Juscelino Filho fiz que não há condicionante da licença com o apoio do União para o PDT. À coluna, no entanto, o parlamentar disse que é um fator que ajuda na construção da aliança com o PDT.

Data certa

A data de licença de Weverton Rocha é dia 6 de junho. Ele ficará até o início de setembro licenciado.

Neste período, o pedetista vai focar nas últimas articulações que culminarão nas convenções partidárias e no início da campanha eleitoral.

Fiscalização

Após o assassinato do corretor de imóveis Dino Márcio, em um Pet Shop que tinha como segurança um agente da segurança pública, a Polícia Federal iniciou uma série de fiscalizações em grandes lojas de São Luís.

A ideia dos policiais federais é saber do registro que legalize o uso de arma de fogo por segurança privada.

Como em muitos estabelecimentos comerciais de grande porte a segurança em feita por policiais de folga (que é vedado pela Constituição), a PF busca esta irregularidade também. A fiscalização já teve efeito e muitos policiais foram demitidos nas últimas duas semanas. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.