(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Othelino Neto mostra articulação e abre porta de diálogo de Dino com deputados

Presidente da Assembleia Legislativa conseguiu reunir 21 deputados estaduais e cinco federais para ouvir o pedido de apoio de Flávio Dino.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Othelino Neto conseguiu reunir deputados estaduais e federais para ouvir pedido de apoio de Flávio Dino
Othelino Neto conseguiu reunir deputados estaduais e federais para ouvir pedido de apoio de Flávio Dino (Divulgação)

SÃO LUÍS - O primeiro movimento do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), como coordenador da pré-campanha de Flávio Dino (PSB) para o Senado foi considerado bom. O comunista conseguiu reunir 21 deputados estaduais e cinco deputados federais para que estes ouvissem o pedido de apoio do ex-governador do Maranhão.

No entanto, o sucesso da reunião não foi para Flávio Dino. Othelino é que pode ser considerado o “vencedor” deste movimento.

Com dificuldades de conseguir manter um diálogo com os parlamentares - muitos torcendo o nariz para o pedido de apoio do socialista - Dino precisou recorrer ao prestígio e articulação do presidente da Assembleia para força o encontro.

Os deputados foram não por conta de Flávio Dino, mas pelo pedido de Othelino, que, claro, tem todo o interesse em ter o ex-governador como o próximo senador do Maranhão.

E para fazer o ato, Othelino deixou claro para Flávio Dino e seus aliados mais próximos que a porta do diálogo precisava ser aberta tanto que uma demonstração foi dada pelo socialista ao convidar, pela primeira vez, o deputado Adriano Sarney (PV) para o encontro dos partidos que apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dino vinha fazendo os encontros e dos partidos, somente o PV não tinha cadeira na mesa de discussão.

Mas com o risco da candidatura de seu adversário, senador Roberto Rocha (PTB), ganhar corpo, Flávio Dino decidiu mudar dialogando e pedindo apoio dos deputados, que foram - por muitas vezes - deixados de lado quando Dino comandava o Palácio dos Leões.

O fato é que o jogo está com as peças reposicionadas e Dino precisou movimentar as suas peças de forma diferente.

Interesse

O interesse de Othelino Neto na eleição de Flávio Dino para o Senado é a possibilidade real da esposa, Ana Paula Lobato, se tornar senadora.

No encontro do PT, ocorrido semana passada, Othelino ficou sabendo que Lula de novo falou da possibilidade de ter Flávio Dino como ministro seu.

Com isto, não há como o presidente da Assembleia Legislativa não se movimentar para conseguir os apoios necessários para Dino.

Calado

Quase todos os deputados discursaram no jantar com Flávio Dino. Somente Yglésio Moyses que decidiu nada falar.

O parlamentar ficou quase todo tempo de cabeça baixa e mexendo no celular. O comportamento dele causou estranheza porque ele é sempre muito comunicativo.

Ao se despedir, Moyses falou somente com Othelino Neto, Carlos Brandão e Flávio Dino. O secretário de Comunicação, Ricardo Capelli, estava próximo dos dois, mas Yglésio preferiu não cumprimentá-lo.

Sem pizza

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes que acontece na Câmara de São Luís conseguiu acesso aos dados do sistema de transporte público da capital.

O relator da CPI, Álvaro Pires (PMN), vai fazer a análise para concluir seu relatório e apresentar na próxima semana.

O presidente da Comissão, vereador Chico Carvalho (PSL), já disse que o trabalho da CPI não vai acabar em pizza. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.