Alagamentos

Chuva alaga ruas, e água invade casas na Grande São Luís

O portão de uma casa na Cidade Operária foi arrancado pela força da água, na madrugada desta terça-feira (19).

Imirante.com

Atualizada em 19/04/2022 às 08h55

SÃO LUÍS – A chuva intensa na madrugada desta terça-feira (19) resultou em alagamentos em alguns pontos da capital. O portão de uma casa na Cidade Operária foi arrancado pela força da água.

Portão arrancado em residência na Cidade Operária. Enviada via WhatsApp.
Portão arrancado em residência na Cidade Operária. Enviada via WhatsApp.

“A gente faz as reformas na casa para tentar conter a água, mas não adianta”, relatou Flávia, a dona da casa com o portão danificado. A difícil situação na avenida Este Externa, ao lado da Unidade 105, da Cidade Operária, segundo ela, não é de hoje. O local já vem sendo castigado com alagamentos há muitos anos.

“Foi desde a época que o prefeito da antiga gestão construiu essa creche. Eles entulharam uma das entradas da galeria, que agora que a Semosp descobriu a outra entrada da galeria que estava entupida a anos. Continua um fluxo muito grande de água. Não tem para onde a água ir. É desesperador, a água invadiu minha casa, derrubou meu portão. Isso já vem acontecendo de muito tempo”, contou Flávia.

Histórico também é o alagamento na Estrada de Ribamar, na MA-201, na região metropolitana de São Luís. O Rio Paciência transbordou mais uma vez deixando a via, que tem trânsito intenso, encoberta pela água.

Na rua Cinco de Maio, na Vila Itamar, outra moradora registrou o alagamento. Eles acabam ficando ilhados enquanto o aguaceiro não reduz. “Assim fica nossa rua toda vez que chove”, relatou Magna.

Na região da Cidade Olímpica também tem outro ponto de alagamento. Ao fim da avenida Dois, moradores se arriscam passando pela água que atingiu grande volume.

Previsão do tempo

Segundo o site Clima Tempo, a terça-feira deve ser de sol com muitas nuvens durante o dia. Ainda deve haver períodos de nublado, com chuva a qualquer hora em São Luís. As temperaturas variam entre 24ºC E 30°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para o Maranhão. O laranja significa perigo de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já o alerta amarelo representa um nível mais moderado, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).

Alertas de chuvas para o Maranhão. Foto: Reprodução/Inmet
Alertas de chuvas para o Maranhão. Foto: Reprodução/Inmet

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.