SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) concluiu nesta segunda-feira (18) o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o prefeito de Mata Roma, Besaliel Albuquerque (PDT), e decidiu pela manutenção do gestor no cargo.
No caso de Mata Roma, o julgamento estava 2 x 0 pela cassação até a semana passada, quando a apreciação foi interrompida. Após a retomada, o placar foi fechado em 5 x 2 a favor do pedetista.
Besaliel foi denunciado ainda em 2020, quando, em pleno período eleitoral, promovia o chamado “Cafezinho do Besa”, considerados “banquetes” pela oposição, com distribuição de comidas, bebidas e outras vantagens a eleitores, vistas como crime eleitoral pelo MPE.
O pedetista acabou vencendo a eleição por míseros 62 votos de diferença.
“Foram colacionados prints, fotos e vídeos das redes sociais mantidas pelos demandados, para fins de registro da “DISTRIBUIÇÃO DE DÁDIVAS, BRINDES E AFINS”, o que, segundo o autor, seria como FORMA DE ANGARIAR VOTOS ILEGALMENTE. Segue alegando que houve também “a indubitável compra de votos, por meio de entrega de envelopes de dinheiro, promessas de empregos e afins”, e que tais condutas visavam à captação ilícita de sufrágio. Diante da harmonia de provas, é evidente o comprometimento da normalidade do pleito para prefeito, também considerada a diferença de votos ao final da apuração, mormente porque o representado bem sabe que o apoio dos moradores de um bairro ou povoado carente poderia lhe valer a eleição”, destacou a promotora Ilma de Paiva Pereira, ao recomendar a cassação do prefeito.
Saiba Mais
- TSE confirma cassação de vereadores de Tutóia por fraude a cota de gênero
- TRE rejeita embargos e mantém cassação de vereadores de Miranda
- TRE suspende recontagem de votos para vereador em Miranda do Norte
- TRE encaminha cassação de chapa de vereadores de Miranda do Norte
- TRE cassa vereadores do MDB de Lago do Junco por fraude à cota de gênero
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.