Festividades

Secretário de Cultura diz que São João começará em maio no MA

Paulo Victor diz que cortejo no dia 28 de maio marcará a abertura oficial da programação no Maranhão.

Gilberto Léda

Atualizada em 12/04/2022 às 07h16
Paulo Victor deu detalhes das festas em entrevista a uma rádio local
Paulo Victor deu detalhes das festas em entrevista a uma rádio local (Paulo Victor)

SÃO LUÍS - O novo secretário de Estado da Cultura, vereador Paulo Victor (PCdoB), confirmou na segunda-feira (11), durante entrevista a uma rádio local, a informação já antecipada ao programa Ponto Final, da Mirante AM, de que o São João do Maranhão terá dois meses de duração em 2022.

Ele anunciou, agora, a data para início das festividades: 28 de maio.

“A gente tá programando tudo, só que voltaremos a fazer aquele grande cortejo que sempre aconteceu no dia 28 de maio. Geralmente, 28 de maio sempre foi a abertura informal do São João, mas esse ano vai ser a abertura formal. De já, eu consigo dizer que o nosso São João começa no dia 28, no cortejo que a gente via fazer da [Praça] Deodoro para a Praça Nauro Machado”, disse.

O titular da secretaria apontou, ainda, que aguarda uma confirmação da Prefeitura de São Luís sobre a possibilidade de realização de um arraial em parceria na Praça Maria Aragão. Segundo ele, até 2019, último ano em que houve São João - em virtude da pandemia da Covid-19, que impediu a realização de festas em 2020 e 2021 - Prefeitura e Governo sempre atuaram juntos para este arraial específico.

"A Maria Aragão sempre foi um arraial feito com parceria com a Prefeitura [de Sã Luís]. Lá é o único ponto que o Governo [do Estado] não pode ter esse aceso total, porque cabe à Prefeitura autorizar, ou não. Então, a gente está tendo essa expectativa de aguardar a Prefeitura de São Luís para saber se eles vão fazer São João, ou não”, comentou.

Paulo Victor destacou que no último ano de São João no Maranhão o Executivo investiu R$ 14 milhões, gerando uma receita da ordem de R$ 30 milhões. “É um investimento sobrenatural”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.