MARANHÃO - Sucesso absoluto, o São João do Maranhão 2025 chega à reta final em vários arraiais, após cerca de 60 dias de festividades e muitos recordes acumulados: mais de 800 atrações, arraiais em diversas regiões de São Luís em todo o interior, além da presença de milhares de pessoas nos terreiros juninos, entre maranhenses e turistas, em todo o período junino. Mas a temporada 2025 da maior festa popular do Maranhão também ficou marcada pelo forte e moderno aparato de segurança mobilizado para garantir a paz e a tranquilidade durante todo o período junino.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Um dos destaques da edição deste ano foi a utilização de sistema de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, instalado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).
As bases de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial reforçaram a segurança nos três maiores arraiais da cidade: o Arraial do Ipem, no Calhau; o Bumba Meu São João, no estacionamento do Castelão; e o Parque Folclórico da Vila Palmeira.
Ao todo, a SSP-MA empregou 130 câmeras, distribuídas nas áreas internas e no entorno dos arraiais oficiais. Esses equipamentos se somam às mais de 400 câmeras do sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da SSP Maranhão, que já operam na Grande São Luís.
“Mais uma vez, o São João do Maranhão se consolida como uma das festas mais seguras do país. Atendendo à diretriz do governador Carlos Brandão, reforçamos o efetivo policial e ampliamos o uso de tecnologia, com câmeras inteligentes de videomonitoramento e reconhecimento facial nos arraiais oficiais, tanto internamente quanto no entorno”, explica o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.
Identifcação em tempo real
Por meio do recurso tecnológico, ao menos quatro foragidos da justiça foram identificados pelo sistema de câmeras e enviados ao sistema carcerário. Os alertas foram disparados em tempo real, assim que os suspeitos passaram por pontos monitorados pelas câmeras inteligentes, na extensão onde acontecem as festividades juninas.
“O trabalho resultou em prisões pontuais, com a identificação de suspeitos em meio à multidão, sem comprometer o clima de alegria e celebração. Estamos garantindo que o povo maranhense e os turistas vivenciem uma festa bonita, segura e cada vez mais bem organizada, como deve ser em um estado que valoriza sua cultura e prioriza a segurança de todos”, destacou Maurício Martins.
Policiamento ostensivo
Além do videomonitoramento com reconhecimento facial, a SSP preparou um esquema especial para edição deste ano do São João, com a mobilização de mais de 5.500 agentes de segurança em todo o estado e a presença de drones em áreas estratégicas.
Foram empregados cerca de 3.200 policiais militares no policiamento ostensivo em todos os municípios durante as festas juninas. Somente em São Luís, foram aproximadamente 900 policiais militares do efetivo extra durante o período. As ações foram desenvolvidas a partir do patrulhamento em viaturas (carro e moto) e com rondas a pé.
Com o tema “O Maior do Mundo é Aqui no Maranhão”, a programação do São João 2025 segue em arraiais de São Luís até o próximo domingo (13) e no interior do estado até o dia 19. Mais informações sobre a festa estão disponíveis no endereço eletrônico saojoao.ma.gov.br
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.