Eleições 2020

TRE julga hoje pedido para anular eleição de prefeito de Serrano do Maranhão

PT denunciou compra de votos em benefício da prefeita Val Cunha, que pode perder o mandato e ficar inelegível por oito anos, junto com o marido, o ex-prefeito de Apicum-Açu, Cláudio Cunha.

Gilberto Léda

Atualizada em 07/04/2022 às 06h43
Dinheiro e santinhos apreendidos pela PM no dia da eleição em Serrano
Dinheiro e santinhos apreendidos pela PM no dia da eleição em Serrano (Divulgação)

SERRANO DO MARANHÃO - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) deve concluir, nesta quinta-feira (7), um julgamento que pode culminar com a determinação para realização de nova eleição para prefeito da cidade de Serrano do Maranhão.

Está em análise uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo PT pedindo a cassação da prefeita Val Cunha (PL) e de sua vice, Roseni Monteiro (PDT), por compra de apoio político de vereadores, utilização de máquinas de sua propriedade na reforma de uma ponte que dá acesso a um importante povoado da cidade, além da compra de votos de eleitores com entrega de dinheiro e/ou materiais de construção.

O julgamento do recurso foi iniciado pelo TRE-MA no dia 29 de março e, até o momento, tem o placar de dois votos favoráveis à cassação dos mandatos da prefeita e da vice, além da inelegibilidade de ambas por oito anos - o marido da prefeita, Cláudio Cunha (PL), ex-prefeito do vizinho município de Apicum-Açu, também pode ficar inelegível.

Os dois votos, até agora, também apontam para a convocação de novas eleições na cidade.

Em sua manifestação, a juíza eleitoral relatora, Anna Graziella Neiva, reconheceu a existência de robustas provas no processo que comprovam a prática de compra de votos por parte dos investigados em benefício de Val Cunha, condenando os investigados e determinando o encaminhamento de cópia integral do processo à Polícia Federal para abertura de inquérito para a apuração de possível crime de corrupção eleitoral.

A magistrada considerou, contudo, insuficientes as provas apresentadas para comprovar a prática de abuso de poder econômico pelos investigados através da compra de apoio político de candidato a vereador, embora aponte a existência de fortes indícios de que realmente tenha ocorrido o alegado pelo autor da ação.

O voto da relatora foi acompanhado pela juíza Camilla Ewerton Ramos, que ratificou as sanções impostas aos investigados. O julgamento foi suspenso após pedido de vista do presidente do TRE-MA, desembargador José Joaquim Figueiredo. Na ocasião, ele declarou que “não tinha visto tanta coisa assim de forma até explícita”.

A sessão de julgamento será retomada às 15 horas desta quinta-feira, e será transmitida pelo canal do TRE-MA no YouTube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.