Violência em alta

91 mortes violentas ocorreram durante o primeiro semestre deste ano na Ilha, segundo SSP

Somente no mês de março, 31 pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca na Região Metropolitana de São Luís. Entre os casos, dois foram tipificados pela polícia como feminicídio.

Imirante.com

Noventa e uma pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca durante o primeiro trimestre deste ano na Ilha.
Noventa e uma pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca durante o primeiro trimestre deste ano na Ilha. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Noventa e uma mortes violentas ocorreram durante o primeiro trimestre deste mês na Grande Ilha, segundo os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Somente no decorrer do mês de março, o registro foi de 31 assassinatos na Região Metropolitana de São Luís e apresentando uma média de um caso por dia.

Leia também em:

Duplo homicídio ocorre no bairro Ipase de Baixo, na capital

Justiça converte em preventiva prisão de acusado de feminicídio na Santa Efigênia

Entre as mortes ocorridas em março deste ano, a polícia tipificou dois casos como feminicídio. Um dos casos ocorreu no dia 27, no bairro Santa Efigênia e teve como vítima Paula Regina Silva, de 28 anos. De acordo com a polícia, ela foi assassinada com 14 facadas desferidas pelo próprio companheiro, identificado como Nataniel da Conceição Bezerra.

O suspeito foi preso em flagrante ainda na área da Santa Efigênia Cidade Operária e conduzido até o Plantão de Polícia Civil da Cidade Operária. A prisão dele em flagrante foi convertida em preventiva pelo Poder Judiciário. A polícia informou que ele já respondia por outros crimes como de violência doméstica e roubo.

O outro crime de feminicídio foi aconteceu no dia 21 e teve como vítima Gláucia Maria Ferreira, de 38 anos. Segundo a polícia, o corpo dela foi encontrado por populares dentro de um bueiro, no Sítio do Apicum, em Paço do Lumiar com marcas de violência. O marido dela, nome não revelado, foi preso em flagrante e apresentado na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar.

Ainda durante o mês de março ocorreu no dia 13 o assassinato do dentista e gerente do Sesc Turismo do Olho d’Água, Lauro Henrique Moreno Evangelista, de 47 anos. O corpo dele foi encontrado enolado em uma rede com marcas de tiros na cabeça em uma área de matagal, no Gapara. A polícia investiga o caso como crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Dois irmãos foram presos acusados de ter cometido esse ato criminoso.

Mais mortes

Os dados da SSP revelam que ao longo do mês de fevereiro deste ano 28 pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca na Grande Ilha. Uma média de um caso por dia, enquanto, no decorrer do mês de fevereiro do ano passado, houve o registro de 23 homicídios dolosos e sendo a maioria das ocorrências por arma de fogo.

Umas das mortes violentas teve como a travesti Gabrielly Monteiro. O corpo da vítima foi encontrado dentro de uma quitinete, localizada no Jardim das Margaridas, em São Luís, no dia 22. O caso é investigado pela equipe do Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). 

No dia 15 de fevereiro houve o registro de um caso de latrocínio e a vítima foi o policial militar Antônio Carlos Marques Santos, de 54 anos. A polícia informou que ele foi baleado e morto durante assalto a um coletivo de linha Cidade Olímpica, na Curva do Noventa. A vítima era lotada na Assembleia Legislativa.

Outras ocorrências

Trinta e duas mortes violentas ocorreram na Região Metropolitana de São Luís no decorrer do primeiro mês deste ano. Somente no dia 31 de janeiro, quatro pessoas foram assassinadas. Um dos casos ocorreu no bairro do João Paulo e tendo como vítima um agente de endemias e professor de violão, identificado como Deiranilson de Jesus Martins, de 30 anos.

A outra morte ocorrida nesse dia teve como vítima José Luís de Jesus Serra, idade não revelada. Segundo a polícia, ele estava discutindo com um homem, identificado como Loirinho, no Centro, e acabou sendo golpeado de faca. Os populares levaram José Serra ao Socorrão I, no Centro, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. 

Duas pessoas foram mortas durante confronto policial no decorrer desse dia. Um deles foi Ivaldo Lima Maciel Júnior, de 47 anos. De acordo com a polícia, ele é suspeito de ter participado em companhia de outros três homens de um assalto a uma loja de peças de motocicletas, no Geniparana, área da Cidade Operária.

A outra pessoa morta ao trocar tiros com a polícia foi um adolescente, de 16 anos, na Vila Real, área do São Raimundo. Em poder do menor de idade, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e munições.

Mortes violentas durante o primeiro trimestre deste ano

Janeiro: 32 casos

Fevereiro: 28 casos

Março: 31 casos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.