Até 30 de junho

Governadores decidem prorrogar congelamento do ICMS sobre gasolina

Congelamento seria suspenso no dia 31 de março.

Gilberto Léda

Atualizada em 26/03/2022 às 18h01
Congelamento vale até o dia 30 de junho
Congelamento vale até o dia 30 de junho (Divulgação)

BRASÍLIA - Os governadores dos estados decidiram prorrogar por mais 90 dias o congelamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a gasolina, o etanol e o gás de cozinha (GLP).

A informação foi confirmada nesta terça-feira (22) pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum de Governadores.

O congelamento acabaria no próximo dia 31 de março, mas os gestores têm sido fortemente pressionados a manter o benefício como forma de também ajudar a conter a alta dos combustíveis, em virtude da alta do petróleo, ocasionada sobretudo pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

"Estamos autorizando ao Comsefaz [Comitê Nacional de Secretário da Fazenda] a prorrogar a medida que adotamos desde 1º de novembro de 2021, que fez o congelamento do preço médio base para efeito do ICMS e, neste período, o Conselho dos Secretários de Fazenda deve tratar especificamente da gasolina", anunciou Wellington Dias nesta terça.

Em relação ao óleo diesel, Dias afirmou que na quinta-feira (24) o Comsefaz vai definir a fórmula para cumprir a Lei Complementar 192, em vigor desde 11 de março, que, entre outras medidas, determina a fixação de uma alíquota única do ICMS sobre os combustíveis.

Esse novo regime de cobrança do ICMS sobre o diesel valerá a partir de 1º de abril.

Apesar disso, os chefes dos Executivos fecharam posição e autorizaram o colegiado de procuradores estaduais a apresentar ação ao Supremo Tribunal Federal (SFT) contra dispositivos da lei. A ideia é questionar, principalmente, o trecho que trata da transição das novas regras do ICMS, como a que obriga os governadores a adotarem como parâmetro para a cobrança do tributo, o preço médio do produto nos últimos cinco anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.