Trabalho pericial

Máquinas de origem israelense e dos EUA vão agilizar perícia criminal no MA

Os equipamentos são avaliados em mais de R$ 2 milhões, capazes de extrair dados em equipamentos eletrônicos e vão ajudar a comprovar a materialidade de diversos crimes.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h15
Os equipamentos serão utilizados pelos peritos criminais do Maranhão
Os equipamentos serão utilizados pelos peritos criminais do Maranhão (Divulgação)

SÃO LUÍS - Seis equipamentos de origem de Israel e dos Estados Unidos (EUA), que são capazes de extrair dados em equipamentos eletrônicos, especialmente celulares, serão utilizados a partir deste semestre pelos peritos criminais com o objetivo de agilizar a comprovação da materialidade de diversos crimes.

Leia também em:

Exames periciais constatam que menino de 12 anos não se matou

Perícia analisa vídeo que pode indicar que carro do suspeito foi clonado

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a compra dos equipamentos foi um investimento de mais de R$ 2 milhões. Essas máquinas conseguem ter acesso a qualquer aparelho e a capacidade de terem acesso a imagens registradas em aparelhos como câmeras de segurança, mesmo que estejam protegidas ou tenham sido apagadas.

Esses equipamentos conseguirão dinamizar as análises realizadas pelos peritos criminais e dar agilidade às perícias que irão subsidiar os inquéritos policiais e as ações penais como também vão contribuir na comprovação da materialidade de diversos delitos como homicídios, fraudes, roubos e estupros.

Essas máquinas serão encaminhadas ao Instituto de Criminalística em São Luís, além das regionais de Timon e Imperatriz. Os peritos criminais vão participar no próximo mês de um treinamento para que possam manusear esses equipamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.