Edital

Edital marca duas décadas do Prêmio Fapema

Esta edição do prêmio homenageia pesquisadores e cientistas maranhenses com inovações e categorias inéditas.

Evandro Júnior / Na Mira

Durante o lançamento, o diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, apresentou os detalhes do edital e enfatizou os objetivos da premiação
Durante o lançamento, o diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, apresentou os detalhes do edital e enfatizou os objetivos da premiação (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma solenidade comemorativa aos 20 anos do Prêmio Fapema marcou o lançamento do edital histórico da premiação, que traz novas categorias e tem maior volume de recursos. Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a premiação terá como tema ‘Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão’ e vai reconhecer 64 pesquisadores em 10 categorias. Outra novidade é o volume disponibilizado para as premiações, ou seja, R$ 300 mil, maior valor da história dessa iniciativa. O edital já está disponível no site da Fundação (CLIQUE AQUI) e as inscrições iniciam nesta sexta-feira (29).

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou o compromisso do governo estadual com o avanço da ciência e tecnologia. “Este é um momento de celebração, mas também de projeção para o futuro. O governador Carlos Brandão acredita e investe na valorização da ciência como motor de transformação social. Este prêmio é prova disso”, afirmou.

Durante o lançamento, o diretor Científico da Fapema, Cristiano Capovilla, apresentou os detalhes do edital e enfatizou os objetivos da premiação. “A ideia original do Prêmio FAPEMA sempre foi a valorização do pesquisador, dos cientistas, inventores, extensionistas. E agora, celebrando duas décadas, comprovando o reconhecimento e a valorização dos cientistas e da pesquisa”, frisou.

O edital vem com dez categorias, sendo duas novas possibilidades aos pesquisadores. Uma é a de Empreendedorismo, que pretende dar visibilidade a iniciativas inovadoras no estado; e a outra, Pesquisador Destaque FAPEMA 20 anos, para homenagear três nomes - entre professores da ativa e aposentados - que contribuíram com suas produções, ao longo das duas décadas da premiação.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, participou da cerimônia e ressaltou a importância do prêmio para a academia. “Esta premiação coloca o pesquisador em destaque e incentiva a valorização e o reconhecimento da pesquisa científica. Mostra que o Maranhão está presente e à frente no fazer ciência e pesquisa”, declarou.

A cerimônia contou com representantes de diversas instituições de governo e da pesquisa, como Trabalho e Renda (Setres), Igualdade Racial (Seir), Procuradora Geral do Estado (PGE), Caema, Fundação Escola de Governo do Maranhão (Fundação EGMA) e Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). Para Saulo Lima, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o momento é de orgulho. “Para quem é professor, é uma honra e um orgulho ver esse incentivo à ciência sendo ampliado com tamanha qualidade e responsabilidade”, observou.

A reitora do Centro de Ensino Superior do Maranhão (CEST), Maria da Conceição Rolim, comemorou a iniciativa. “Isso nos estimula. Agradecemos esse apoio à pesquisa em nosso estado e estamos muito felizes em participar desta comemoração com a FAPEMA”, pontuou.

Reconhecimento

O edital premiará 64 iniciativas com Troféu de Reconhecimento, Certificado de Premiação e Menção Honrosa, além da premiação em dinheiro. Entre as categorias estão: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Popvídeo Ciências, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado (estudante e orientador), Pesquisador Sênior, Comunicação Científica (impresso, rádio e TV), Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Pesquisador Destaque FAPEMA 20 anos.

Uma novidade destacada é que a categoria Jovem Cientista agora também permite a inscrição de estudantes de mestrado e doutorado que estejam fora do Maranhão, ampliando o alcance do edital e valorizando a diáspora científica maranhense.

Para o vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Josué Guimarães, a iniciativa contribui para o avanço da ciência. “Iniciativas como essa são importantes para manter o entusiasmo de quem está na base da ciência. Pesquisadores jovens precisam desse tipo de reconhecimento e apoio”, ressaltou.

Os mestrandos Alisson Rodrigues (UFMA) e Luma Sabbadini (Ceuma), que participaram do evento, destacaram a importância do prêmio como motivação e oportunidade. “Esse prêmio mostra que o nosso trabalho é visto e valorizado. É uma forma de dizer: ‘continuem, vocês são importantes’”, comentou Luma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.