SÃO LUÍS - Após interdição de criadouro clandestino, debaixo de ponte na avenida Ferreira Gullar, na região do São Francisco, em São Luís, uma avaliação constatou que 67 porcos estão com brucelose.
A doença é causada por uma bactéria e pode ser adquirida por contato direto com secreções e excreções de animais infectados, ou mesmo ingestão de alimentos ou derivados dos animais, como os porcos.
Leia mais:
Cerca de 70 porcos são recolhidos de criadouro clandestino em São Luís
A carne dos animais criados de forma insalubre seria comercializada na capital. As informações são do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).
As análises foram feitas pelo laboratório de diagnósticos em doenças infecciosas, do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mostraram alta taxa de contaminação nos porcos. Todos os porcos serão sacrificados.
Quem teve contato com estes animais deverá passar por exames. Entre os sintomas da infecção estão febre, suor noturno, calafrios e dores no abdômen. Nos casos mais graves, pode afetar vários órgãos, entre eles o coração, os ossos, articulações e o fígado.
O responsável pelo chiqueiro, Edeildo de Jesus Castro, foi autuado em flagrante e conduzido para a Delegacia de Defesa do Consumidor. Ele irá responder por crimes contra as relações de consumo e contra a ordem sanitária.
Saiba Mais
- Empresário e operador de máquina são presos suspeitos de desmatar área de reserva ambiental
- Trio é preso por descarte irregular de lixo hospitalar em Nova Iorque
- VÍDEO: moradores denunciam descarte irregular de resíduos sólidos no Maranhão
- VÍDEO: Nove pessoas são presas por crimes ambientais em três cidades do Maranhão
- VÍDEO: Centenas de barbatanas de tubarão-martelo são flagradas em porto na Raposa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.