Operação protetores dos biomas

Trio é preso por descarte irregular de lixo hospitalar em Nova Iorque

Segundo a polícia, dois dos suspeitos apresentaram-se como sendo fiscais sanitários do município.

Imirante.com

Atualizada em 22/05/2024 às 15h56
De acordo com a Polícia Civil, o trio foi pego descartando irregularmente grande quantidade de lixo hospitalar/material infectante em um terreno baldio. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão
De acordo com a Polícia Civil, o trio foi pego descartando irregularmente grande quantidade de lixo hospitalar/material infectante em um terreno baldio. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão

NOVA IORQUE - Na manhã dessa terça-feira (21) a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, suspeitos da pratica de crime de poluição ambiental e descarte irregular de material infectante.

De acordo com a Polícia Civil, o trio foi pego descartando irregularmente grande quantidade de lixo hospitalar/material infectante em um terreno baldio localizado no entorno da cidade de Nova Iorque, interior do Maranhão.    

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

No ato das prisões, dois dos suspeitos apresentaram-se como sendo fiscais sanitários do município. Na delegacia eles informaram que o descarte sempre foi feito no terreno.

“Três pessoas foram atuadas em flagrantes, todos servidores públicos que estavam descartando lixo hospitalar no lixão da cidade. Esse lixão, inclusive, fica localizado perto do projeto agrícola, que é conhecido da região como ‘Projeto’. Toda pessoa de Nova York sabe onde é esse local e ali a probabilidade de contaminação do lençol freático é muito grande”, destacou o delegado Eduardo Galvão, responsável pela operação.

Cumpridas as providências legais na delegacia, os suspeitos foram encaminhados para Unidade Prisional de São João dos Patos, onde ficarão à disposição da justiça.

As prisões foram realizadas por policiais civis das Delegacia Regionais das cidades de Presidente Dutra e Caxias, além do Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC).

Área usada para descarte ilegal de lixo. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão
Área usada para descarte ilegal de lixo. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão

Sobre a operação

Sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública(MJSP), a operação tem a missão de prevenir e combater, de forma constante, crimes ambientais praticados por particulares, pessoas jurídicas ou organizações criminosas, principalmente, aqueles que causam danos de maior monta no contexto ambiental.

Crime ambiental em Pastos Bons

Um homem de 69 anos foi encaminhado à delegacia, nessa segunda-feira (20), em Pastos Bons, após ser flagrado praticando o crime de poluição ambiental

O homem foi flagrado realizando o descarte irregular de aproximadamente uma tonelada de lixo, em uma área de mata nativa, localizada na cidade de Pastos Bons, no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.