SÃO LUÍS – Uma operação apreendeu cerca de 70 porcos em um criadouro clandestino situado debaixo de ponte na avenida Ferreira Gullar, no São Francisco, na manhã desta quarta-feira (15).
O local apresenta condições insalubres. A carne do porcos criados neste estado precário era vendida em feiras da capital. A operação foi realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão.
O proprietário do estabelecimento foi levado à Delegacia do Consumidor para prestar esclarecimentos. Os animais apreendidos foram recolhidos em um caminhão e serão avaliados.
Os porcos eram criados sob uma ponte dá acesso à avenida Carlos Cunha, no bairro Jaracati, em São Luís.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os animais serão encaminhados para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que, por meio de seu departamento específico, fará nova avaliação dos animais.
Leia a nota completa:
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que a ação realizada nesta quarta-feira (15), se deu a partir de denúncias via Vigilância Sanitária de São Luís acerca de maus tratos com os animais, em conjunto com o Ministério Público do Estado.
A Semus ressalta que toda a avaliação clínica dos animais foi feita por técnicos da Vigilância Sanitária Municipal. Os animais serão encaminhados para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que, por meio de seu departamento específico, fará nova avaliação dos animais.
Por fim, a pasta ressalta que está atenta a situações semelhantes e qualquer denúncia do gênero pode ser feita por meio dos canais oficiais da Prefeitura, ou no endereço: Avenida dos Franceses, s/nº, Alemanha (sede da Vigilância).
Saiba Mais
- Empresário e operador de máquina são presos suspeitos de desmatar área de reserva ambiental
- Trio é preso por descarte irregular de lixo hospitalar em Nova Iorque
- VÍDEO: moradores denunciam descarte irregular de resíduos sólidos no Maranhão
- VÍDEO: Nove pessoas são presas por crimes ambientais em três cidades do Maranhão
- VÍDEO: Centenas de barbatanas de tubarão-martelo são flagradas em porto na Raposa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.