(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Sem clareza

Prefeito Eduardo Braide anunciou pagamento do 14º salário dos professores, mas não foi claro sobre o processo deste pagamento

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Eduardo Braide lançou informação na internet sobre pagamento de 14º salário de docentes, mas não deu detalhes
Eduardo Braide lançou informação na internet sobre pagamento de 14º salário de docentes, mas não deu detalhes (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Ainda existem muitas dúvidas sobre como será pago o anunciado 14º salário dos professores da rede municipal de ensino de São Luís. O prefeito Eduardo Braide (Podemos) usou as redes sociais para jogar a informação e nada mais disse a respeito. Nem a Prefeitura da capital deu maiores esclarecimentos.

Pela legislação, este salário a mais para os docentes ocorre por sobras no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb), que é composto por tributos da União, Estados e Municípios.

Às vezes, os recursos – que devem ser utilizados exatamente para pagamento salarial dos professores e demais profissionais, além da manutenção do sistema de educação – tem sobras, e como a aplicação é restrita, acabam distribuídos entre os docentes.

Esses repasses, no interior do Maranhão, foram utilizados por gestores municipais como forma de ganho político, considerando até 15º salário para os professores.

E deve ser de recursos do Fundeb que Braide vai pagar o 14º salário. Mas como os recursos não são exclusivos da gestão municipal, o prefeito preferiu o impacto na internet ao jogar somente a informação sem mais detalhes.

À coluna, a assessoria da Prefeitura garante que ainda esta semana o projeto de lei será encaminhado à Câmara dos Vereadores da capital e que os recursos serão definidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Como dito antes, respostas sem a clareza necessária.

Até a última parcela

Para garantir as sobras do Fundeb, a Prefeitura somente pode enviar o projeto de lei à Câmara após o repasse pelo Governo Federal da última parcela do Fundeb.

As sobras são totalizadas após os repasses do ano todo. Antes disto, a Prefeitura não tem os valores corretos sobre os repasses e nem os valores das sobras.

O mais provável é que o chamado 14º salário dos professores de São Luís aconteçam somente em dezembro.

Esclarecimentos

O Sindicato dos Professores do Município de São Luís (Sindeducação) vai pedir esclarecimentos à Prefeitura de São Luís.

A entidade quer ser informada sobre a prestação dos recursos do Fundeb de 2020 e a aplicação correta da verba em 2021.

Além disso, o Sindeducação quer saber se será do Fundeb que sairá o pagamento do 14º salário dos docentes da rede municipal.


Privilégio

O vereador Paulo Victor (PCdoB) usou a tribuna na sessão de ontem para fazer críticas aos colegas que estariam recebendo emendas parlamentares de forma privilegiada para se posicionar sobre a eleição da mesa diretora da Casa.

A acusação teve até direcionamento. Segundo o parlamentar, as vantagens estão saindo da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

Ainda de acordo com Paulo Victor, a pasta é capitaneada pelo vereador Gutemberg Araújo (PSC). Sobre as acusações, o vereador do PSC ainda não se manifestou.


Influência

O que Paulo Victor, no entanto, deixa de comentar é que também tenta usar a influência do Palácio dos Leões na disputa pela presidência da Câmara.

Victor levou mais de 15 vereadores para sucessivos encontros com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que já se manifestou a favor do nome do comunista para ser o novo presidente da Casa.

A eleição para mesa diretora da Câmara ocorre em abril do próximo ano e tem gerado embates, nos bastidores, entre vereadores.


Críticas

Ainda sobre as posturas na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum (PCdoB) criticou o deputado Duarte Júnior (PSB).

O comunista diz que Duarte precisa mostrar o envio da emenda de R$ 1 milhão para a Prefeitura de São Luís que ele anunciou.

O que causa estranheza na posição de Ogum é que ele, como presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, nada fez quando os rodoviários estavam em greve.


Organizando

O vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, desembarca esta semana em São Luís para encontro com a direção estadual da legenda.

O petista vem após encontro da Executiva Estadual do PT no Maranhão – que ocorreu fora do calendário eleitoral petista – que escolheu o secretário de Educação, Felipe Camarão, como pré-candidato.

Históricos do PT se manifestaram contrário e acionaram a direção nacional da sigla para que o encontro seja anulado.


E mais

- Márcio Macedo é um dos articulares do PT nacional que buscam alianças com outros partidos. Ele trabalha ao lado do ex-ministro José Dirceu e da presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.

- E para se inteirar melhor da situação do PT no estado, Macedo tem conversado com as diversas alas do partido e suas posições divergentes.

- Vale lembrar que o vice-presidente vem sendo um dos canais de diálogo entre o PT nacional e o PDT comandado por Carlos Lupi.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.