Trecho em obras

Novo rompimento no asfalto é registrado perto do Elevado da Cohama

O secretário de Obras, David Col Debella, estima que a obra seja concluída entre três e cinco dias.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Problema no asfalto na Av. Jerônimo de Albuquerque volta a aparecer.
Problema no asfalto na Av. Jerônimo de Albuquerque volta a aparecer. (Foto: Divulgação/Semosp)

SÃO LUÍS – Um novo rompimento foi registrado na avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Elevado da Cohama, no sentido Vinhais-Cohab, na madrugada deste sábado (20).

Em entrevista à rádio Mirante AM, na manhã de hoje, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, contou que o asfalto voltou a ceder no momento em que era feito o serviço compactação. Ele explicou que há uma tubulação antiga de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) no local, o que requer um trabalho mais complexo que deve durar alguns dias.

Uma equipe da Caema foi ao local para também trabalhar na resolução do problema. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão no local para organizar o trânsito.

O secretário David Col Debella estima que a obra no Elevado do Cohama deve ser concluída entre três e cinco dias, já que depende também das condições climáticas na capital. Leia a nota enviada ao Imirante.com pela assessoria de Comunicação da Semosp.

"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que, na madrugada deste sábado (20), foi registrado novo rompimento no trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Elevado da Cohama, no sentido Vinhais-Cohab.

Engenheiros e técnicos da Semosp já estão no local para avaliar as causas da nova erosão. A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) foi, mais uma vez, acionada, tendo em vista que a estrutura de asfalto cedeu devido a problemas na tubulação do esgoto que corta toda extensão da avenida.

Os trabalhos de recuperação da via já foram iniciados e devem se estender pelos próximos dias. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fazem o controle do tráfego no local e o isolamento de toda área afetada, para garantir a segurança dos operários e de quem passa pela região."

Leia também a nota da Caema:

"A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informa que intensificou os trabalhos em parceria com a Prefeitura de São Luís no local do afundamento do trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohama, depois que uma parte da estrutura construída nas primeiras horas cedeu, devido à chuva que caiu na madrugada deste sábado (22). A Companhia adotou manobras no esgoto para executar as intervenções necessárias, em parceria com a força-tarefa, até que os reparos sejam concluídos."

Ouça a entrevista completa com o secretário David Col Debella na Mirante AM:

[AUDIO][/AUDIO]

Entenda

O problema na via foi identificado na quarta-feira (17). Ainda na noite de quarta, equipes da Prefeitura de São Luís iniciaram os trabalhos para garantir a trafegabilidade da via, já que o trecho onde o asfalto cedeu é de tráfego intenso. Inicialmente, as equipes trabalharam para conter a erosão.

no início da manhã de quinta-feira (18) foi iniciada uma intervenção mais profunda para averiguar o problema e fazer a recuperação definitiva do trecho. Com o uso de retroescavadeiras, todo o entorno do buraco formado foi aberto, sendo possível identificar falhas na tubulação de esgoto que passa pelo trecho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.