Crime de transfobia

Transexual, que foi agredida após voltar de festa, morre em São Luís

Natasha Nascimento, de 29 anos, estava internada há duas semanas no Hospital Carlos Macieira, na capital maranhense.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Natasha Nascimento, de 29 anos, morreu na madrugada deste sábado (24), em São Luís.
Natasha Nascimento, de 29 anos, morreu na madrugada deste sábado (24), em São Luís. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Na madrugada deste sábado (24), Natasha Nascimento, de 29 anos, que havia sido agredida enquanto voltava de uma festa em São Luís Gonzaga, morreu no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

O caso aconteceu há pouco mais de um mês. Natasha Nascimento estava internada na capital maranhense há duas semanas. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o estado de saúde dela era considerado grave.

Entenda o caso

Natasha Nascimento foi espancada por cinco pessoas enquanto passava por estrada que leva à BR-316, no município São Luís Gonzaga. A vítima voltava de uma festa. Ela teve seis costelas quebradas, o maxilar descolado e várias fraturas pelo corpo.

Dois homens e três mulheres foram apontados como principais suspeitos. A mãe de Natasha, Delsina Nascimento, relatou que a filha sempre enfrentou desafios por conta da orientação sexual e que temia pela segurança da família.

Após o crime, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), afirmou que estava acompanhando o caso e que ele pode ser enquadrado como crime de transfobia.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) publicou uma nota de pesar e comentou sobre a morte de Natasha Lima. Leia:

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – Sedihpop vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento, na manhã deste sábado (24), de Natasha Lima, mulher trans. A vitima estava internada no Hospital Carlos Macieira depois de ter sido brutalmente espancada e atropelada na madrugada do dia 14 de setembro, a caminho de casa, no município de São Luís Gonzaga. A Polícia Civil instaurou inquérito, já tendo ouvido 11 pessoas e segue com as investigações a fim de que os responsáveis pelo crime sejam indiciados e punidos. Manifestamos solidariedade à família e amigos de Natasha, ao tempo em que repudiamos todo ato de intolerância e atentado contra a vida humana.

A Secretaria de Estado da Saúde também comentou sobre o falecimento de Natasha e também informou que o Instituto Médico Legal (IML) analisará a causa da morte. Veja:

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta a morte da paciente e esclarece que prestou toda a assistência, desde sua entrada no Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, durante a transferência em UTI aérea até sua entrada no Hospital Dr. Carlos Macieira, onde faleceu na madrugada deste sábado (24).
A SES informa que o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa da morte da paciente. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as agressões praticadas contra Natasha Nascimento e o caso continua sendo investigado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.