Segundo o MP-MA

Envolvidos na morte dos pais do deputado Cléber Verde podem pegar mais de 80 anos de prisão

Inquérito policial foi concluído pela Polícia Civil e encaminhado ao Ministério Público do Maranhão que oferecerá denúncia contra os suspeitos do crime.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Promotores de Justiça Reinaldo Campos, Frederico Bianchini e Igor Adriano Trinta.
Promotores de Justiça Reinaldo Campos, Frederico Bianchini e Igor Adriano Trinta. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O inquérito policial que apurou os indícios da morte dos pais do deputado federal Cléber Verde (Republicanos), na fazenda onde moravam, localizado no povoado Limão, município de Turiaçu, em 14 de julho deste ano, foi concluído pela Polícia Civil do Maranhão e enviado ao Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que oferecerá denúncia contra os suspeitos do crime.

Saiba mais:

Mãe do deputado federal Cléber Verde é assassinada em Turiaçu

Corpo do pai do deputado federal Cléber Verde é encontrado em Turiaçu​

Polícia não descarta possibilidade de outros envolvidos na morte dos pais do deputado Cléber Verde

Maria da Graça Cordeiro Mendes, de 70 anos, e Jesuíno Cordeiro Mendes, pais do deputado Cléber Verde, foram brutalmente assassinados na fazenda onde moravam. No momento do crime, as vítimas estavam sozinhas na propriedade.

Os indiciados foram identificados como Jeferson Silva da Costa, Elielson Cardoso Paiva, Daniel Paiva e José Fernando Ferreira do Nascimento.

Um quinto suspeitos de participação no crime, identificado como Fábio Cardoso, conhecido como "Fabinho", morreu em confronto com a polícia horas após o duplo homicídio. Segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, Fábio Cardoso era uma “pessoa de personalidade voltada para o crime e altamente violenta”. Segundo pessoas que foram ouvidas pela polícia durante as investigações, Fabinho afirmava que tinha que fazer um "eco", atirar em alguém durante os assaltos, e ainda afirmava que gostava de espancar suas vítimas durante as ações criminosas.

Durante entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (11), na sede das Promotorias de Justiça da Capital, os promotores de Justiça Reinaldo Campos, Frederico Bianchini e Igor Adriano Trinta, que acompanham o caso, deram novas informações sobre o crime contra os pais do deputado federal.

Denúncia

Segundo os promotores, os suspeitos serão denunciados pelos crimes de latrocínio e tortura, pois, de forma brutal, torturaram a idosa Maria das Graças Cordeiro Mendes para que ela dissesse onde estariam os bens do casal, assim como a arma que eles tinham para defesa pessoal.

Ainda segundo as investigações, a motivação do crime foi única e exclusivamente patrimonial, ou seja, os suspeitos queriam roubar os bens valiosos do casal de idosos. Mesmo após Maria das Graças ter informado onde estariam os bens, os suspeitos continuaram as agressões verbais e corporais contra a vítima. “Aconteceram diversas agressões, diversos golpes. Ela, prontamente, falou que os bens estavam no quarto do casal. Mesmo assim, drogados, a agrediram bastante e a idosa ficou ainda um tempo agonizando”, revelou o promotor de Justiça Frederico Bianchini.

Após subtraírem diversos objetos, como dois revólveres calibre 38, três cartucheiras calibre 20, relógios, dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 4 mil os suspeitos Daniel e Fábio Cardoso se dirigiram até as áreas adjacentes da fazenda, localizando a outra vítima, Jesuíno Cordeiro. Segundo o promotor de Justiça Igor Adriano Trinta, de forma a garantir a posse dos bens subtraídos, o Daniel apontou uma arma contra o idoso, mas teve a arma tomada por Fabinho, que desferiu tiros contra o pai do deputado federal. A vítima ainda tentou se evadir do local, mas foi alcançado e atingido com golpes de arma branca.

Os promotores de Justiça do MP-MA também revelaram a participação de três menores de idade no crime contra os pais do deputado Cléber Verde. Segundo eles, os menores não têm participação na execução do crime, mas, no apoio aos criminosos.

Segundo as investigações, os menores estavam em uma canoa motorizada, próxima a fazenda, e ajudariam no transporte dos bens roubados do casal de idosos. Os promotores de Justiça informaram que os três adolescentes responderão por ato infracional.

Ainda segundo os promotores de Justiça, após o indiciamento e julgamento, juntas, as penas dos suspeitos de participação no crime contra os pais do deputado federal Cléber Verde podem ultrapassar os 80 anos de prisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.