Novos procedimentos

Hospital da Mulher retoma fluxo de atendimento e demandas de cirurgias

Serão retomadas, inicialmente as cirurgias de vesícula, genecológicas e neurológicas.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Desde abril, o Hospital da Mulher estava como referência da rede municipal de saúde para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19.
Desde abril, o Hospital da Mulher estava como referência da rede municipal de saúde para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O atendimento de outras demandas de saúde no Hospital da Mulher que estava destinado, exclusivamente, a pacientes com Covid-19, está sendo retomado.

Agora, a unidade de saúde passará por processo de desinfecção e readaptação física para a retomada da rotina de atendimentos para pacientes com cirurgias já agendas e que foram suspensas em razão da pandemia. Serão retomadas, inicialmente as cirurgias de vesícula, genecológicas e neurológicas.

Neste primeiro momento, a prioridade são aqueles pacientes que já estão aguardando a realização do procedimento. Os pacientes cujos procedimentos estavam anteriormente marcados e que tiveram que ser suspensos devido à mudança na rotina da unidade, receberão contatos por telefone para se dirigirem ao local para nova avaliação. Novos procedimentos serão reagendados para a unidade em breve.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a retomada se dá atendendo a todos os protocolos de segurança da Covid-19. O Hospital da Mulher tem um perfil amplo de atendimento não somente para mulheres, mas para todo o público. Uma das prioridades será para a realização de cirurgias neurológicas que estão sendo realizadas no Hospital Socorrão I.

Com o redirecionamento das ações, o Hospital da Mulher contará com o mesmo suporte físico disponibilizado à população antes de se tornar referência para a Covid-19. A unidade terá 32 leitos cirúrgicos ginecológicos, além de 11 leitos de neurocirurgia e 10 leitos de UTI.

Com o trabalho de reestruturação na unidade de saúde, desde 2016 o hospital passou a ser considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia.

A unidade de saúde também passou por reformas estruturais, além da qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher. O hospital teve ampliado serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada, raio x e ultrassom. Eletroneuromiografia, biópsias, punção de mama e de tireoide, retirada de nódulos benignos também estão na lista de serviços oferecidos às pacientes da unidade.

Mudança de Fluxo

Para simbolizar a mudança no fluxo de atendimento foi realizada um ato nessa quarta-feira (12) com a presença de parte dos funcionários da unidade que estiveram atuando na unidade durante a assistência a pessoas com a Covid-19 e gestores da Semus. A secretária-adjunta da Semus, Isabel Macêdo, representou a pasta.

Além de agradecer pelo empenho durante o período de tratamento de pessoas infectadas, a gestora também lembrou da importância que a estrutura municipal teve nos períodos de maior pico da doença. “Sabemos que a doença ainda, infelizmente, não está controlada. Porém, diante da diminuição gradual da demanda na unidade, optamos por desativar o serviço, mantendo nossas unidades de monitoramento de pessoas com sintomas gripais e oferecendo, nos próximos dias, os serviços de apoio à saúde feminina”, disse Isabel Macêdo.

No total, de acordo com dados da diretoria do hospital, 154 pessoas receberam alta e foram curadas durante o período em que esteve voltado ao tratamento da Covid-19. No mesmo período, foram registrados 76 óbitos.

Estiveram à disposição para atendimento no Hospital da Mulher enquanto unidade específica para Covid-19, 203 profissionais da área da saúde. Dentre eles, médicos de especialidades como clínico geral, intensivistas, infectologistas, radiologistas, além de equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de técnicos de enfermagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.