Navio encalhado

Retirada de minério de ferro de navio é concluída no Maranhão

Segundo a assessoria da Marinha, iniciou-se agora a etapa de reflutuação.

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe.
O navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Marinha do Brasil (MB) encerrou a fase de retirada da carga do Navio Mercante Stellar Banner com a remoção de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro e iniciou a etapa de reflutuação.

O navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe, já expondo parte do convés que estava submerso. As atividades continuam em andamento.

O Navio Patrulha “Guanabara”, da MB, está na cena de ação para monitoramento. O OSRV (Oil Spill Response Vessel) Bear também participa da operação, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem aprovado pelo Comando do 4o Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.

Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.

O navio está encalhado na Baía de São Marcos, na costa do Maranhão, desde o dia 24 de fevereiro deste ano, depois de uma avaria na proa, após ter saído do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.