SÃO LUÍS - A Marinha do Brasil (MB) encerrou a fase de retirada da carga do Navio Mercante Stellar Banner com a remoção de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro e iniciou a etapa de reflutuação.
O navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe, já expondo parte do convés que estava submerso. As atividades continuam em andamento.
O Navio Patrulha “Guanabara”, da MB, está na cena de ação para monitoramento. O OSRV (Oil Spill Response Vessel) Bear também participa da operação, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem aprovado pelo Comando do 4o Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.
Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.
O navio está encalhado na Baía de São Marcos, na costa do Maranhão, desde o dia 24 de fevereiro deste ano, depois de uma avaria na proa, após ter saído do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís.
Saiba Mais
- Navio desencalha e atraca em porto após seis dias preso no litoral de São Luís
- Navio mercante não tem previsão de desencalhe em São Luís
- Navio de 229 metros encalha em canal que dá acesso a porto em São Luís
- Marinha informa que 80 mil toneladas de minério já foram retiradas do Stellar Banner
- Iniciada operação de remoção da carga de minério do navio Stellar Banner
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.