Dedicação

Maranhense é aprovado em 1º lugar em mestrado na Universidade de Brasília (UnB)

Egresso do campus da UFMA de Grajaú, o estudante pesquisará um novo tratamento para o câncer de pele durante seu mestrado na UnB.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Joabe Araújo é licenciado em Ciências Naturais - Química. (Foto: divulgação)
Joabe Araújo é licenciado em Ciências Naturais - Química. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Aos 23 anos, o jovem maranhense Joabe Araújo foi aprovado em primeiro lugar no curso de mestrado em Nanobiotecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Joabe, que é natural da cidade de Fortuna, no interior do Maranhão, agora segue para a capital federal para começar mais uma etapa em sua formação profissional.

Egresso do curso de licenciatura em Ciências Naturais – Química, do campus de Grajaú, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Joabe Araújo conta que decidiu escolher por essa área de formação devido a sua paixão pela pesquisa e por lecionar. “O principal motivo para eu ter escolhido esse curso foi a minha paixão por descobrir o porquê das coisas, e, após descobrir, divulgar e transmitir o conhecimento para outras pessoas”, conta.

Joabe Araújo ingressou na universidade no ano de 2014. Logo após, começou a participar do primeiro grupo de pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec), com foco nas linhas de biotecnologia, bioprospecção e bioinformática, química ambiental, química analítica, biodiversidade de aves e ensino das ciências naturais. O estudante conta que a linha de pesquisa que optou em trabalhar foi a de bioinformática, que é um campo interdisciplinar que utiliza das técnicas computacionais, no sentido de análises das informações em estudos da biologia, química e bioquímica.

Para o mestrado, o projeto de pesquisa de Joabe Araújo é pesquisar um novo tratamento contra o câncer de pele. (Foto: divulgação)
Para o mestrado, o projeto de pesquisa de Joabe Araújo é pesquisar um novo tratamento contra o câncer de pele. (Foto: divulgação)

Em seu mestrado na UnB, o estudante maranhense pesquisará a fundo uma terapia inovadora, utilizando um hidrogel como sistema de liberação do fotossensibilizante clorofila aplicado na terapia fotodinâmica contra células cancerosas do câncer de pele tipo melanoma. “Meu propósito é buscar novas alternativas de tratamento contra o câncer de pele”, explica.

Sobre a emoção de ser aprovado em primeiro lugar no curso de mestrado da UnB, Joabe Araújo fala de nunca desistir dos sonhos e sobre esforço e dedicação. “As chances são mínimas, mas o que fará você vencer é a sua determinação, foco, força de vontade e persistência naquilo que você almeja independentemente de opiniões contrárias. Siga seu sonho sem medo de falhar e sonhe alto, pois você é ‘gigante’ demais para ter sonhos abaixo do que você realmente é capaz de alcançar”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.