Inovação

Caravana chega ao Maranhão para divulgar cadastro ambiental rural

Monitores vão mostrar como registrar propriedades em banco de dados que monitora desmatamento.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Cadastro Ambiental Rural (CAR) já conta com mais de 4 milhões de imóveis registrados.
Cadastro Ambiental Rural (CAR) já conta com mais de 4 milhões de imóveis registrados. (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Considerado uma das grandes inovações do Código Florestal Brasileiro, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já conta com mais de 4 milhões de imóveis registrados. A área cadastrada, cerca de 408 milhões de hectares, corresponde a aproximadamente metade do território nacional e está perto de contemplar grande parte das áreas ocupadas por propriedades e posses rurais do país.

O prazo para fazer o CAR termina no dia 31 de dezembro e, para garantir o maior número possível de imóveis no cadastramento, técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), equipes das prefeituras locais e da Fundação Roberto Marinho vão promover encontros no Maranhão: no dia 13, a equipe estará em São Luís; e no dia 14 em Imperatriz. O objetivo é sensibilizar sobre a importância do CAR e divulgar o curso online com orientações voltadas para técnicos, gestores públicos e proprietários rurais. O curso é gratuito e já está disponível para todos os interessados, no endereço cursodecar.frm.org.br.

A caravana já promoveu encontros nas cidades de Macapá (AP); Belém e Santarém (PA); Manaus e Boca do Acre (AM); Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). De acordo com o diretor-geral do SFB, Raimundo Deusdará, a Caravana faz parte do esforço do órgão e das instituições parceiras para garantir o maior número possível de imóveis na base do CAR. “Estamos muito próximos disto, mas até o final do ano persistiremos na busca ativa para ajudar os proprietários e posseiros que, por algum motivo, ainda não tenham feito o cadastro. O CAR é obrigatório e é o primeiro passo para a regularização ambiental destes imóveis”, afirmou. O diretor ainda acrescentou que quem faz o cadastro garante o acesso ao crédito e seguro agrícola e aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), além de obter outras vantagens. “Mais do que isso, estamos percebendo que o CAR ajuda o produtor rural a acessar os mercados, que estão cada vez mais rigorosos em relação à comprovação de origem legal e sustentável dos produtos”, explica.

Curso Online

O Curso Online de CAR do Florestabilidade apresenta conceitos, práticas e ferramentas para aumentar a qualidade dos cadastros. O conteúdo do curso foi produzido pela área de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, em parceria com técnicos do Serviço Florestal Brasileiro, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e apoio da Skoll Foundation. O curso, que é gratuito e totalmente online, é dirigido aos profissionais envolvidos no cadastramento de imóveis rurais no CAR e a proprietários/possuidores de imóveis rurais, mas todos os interessados podem participar.

“É muito positiva essa união de forças com o Ministério e as instituições para tornar o CAR realidade”, diz Georgia Pessoa, gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho. Para ela, iniciativas como a caravana são essenciais, pois ajudam a simplificar as informações em torno do cadastro. “Quem estiver confuso ou encontrar dificuldades na hora de cadastrar o CAR, pode contar com o auxílio do curso para não cometer nenhum erro”, explica.

Saiba mais sobre o CAR

O Cadastro Ambiental Rural é auto declaratório e é uma etapa fundamental para a regularização ambiental dos imóveis rurais.

O cadastro forma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais vegetações nativas do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Com a base de dados, o CAR integra e amplia o conhecimento sobre o uso dos recursos florestais do país. O cadastro contempla dados do proprietário e do imóvel rural, incluindo documentos que comprovem a propriedade ou posse, e um mapa da propriedade, feito com base em imagens de satélite, que identifica as áreas produtivas, remanescentes de vegetação nativa, nascentes e cursos de água.

São Luís (13 de junho) – 15h às 18h
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - Auditório Neiva Moreira (Complexo da Comunicação)
Palácio Manuel Beckman – Av. Jerónimo de Albuquerque - Sítio rangedor – Calhau

Imperatriz (14 de junho) – 15h30 às 18h30
Posseidon Hotel – Salão Ouro
Rua Paraíba, 740 - Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.