Fiscalização

Selo de inspeção estadual garante laticínios próprios para o consumo

Todos os produtos de origem animal devem estar registrados em sistema de inspeção.

Divulgação/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Em 2015, uma operação da Aged, Procon-MA, e Polícia Militar apreendeu quase duas toneladas de queijo impróprio para consumo.
Em 2015, uma operação da Aged, Procon-MA, e Polícia Militar apreendeu quase duas toneladas de queijo impróprio para consumo. (Divulgação / Aged)

SÃO LUÍS - No Dia Mundial do Leite, comemorado dia 1º de junho, normalmente se fala dos benefícios desse alimento, que ajuda a prevenir doenças ósseas, como a osteoporose, e pode até servir como proteção contra o câncer de mama e de cólon. No entanto, nem sempre é mencionado o trabalho de inspeção agropecuária – seja federal, estadual ou municipal – que fiscaliza desde as condições físicas das propriedades rurais e estabelecimentos industriais até os diferentes processos da produção leiteira e beneficiamento da bebida.

Em 2015, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) inspecionou a produção de mais de quatro milhões de litros de leite (tipo C ou padronizado), de dois milhões de litros de iogurte, de quase duas mil toneladas de queijo muçarela, entre outros produtos lácteos. Os dados se referem à produção dos 17 estabelecimentos, entre usinas de beneficiamento e fábrica de laticínios que possuem Sistema de Inspeção Estadual (SIE).

De acordo com a legislação brasileira, todos os produtos de origem animal devem estar registrados em um sistema de inspeção para que sejam comercializados. O Sistema de Inspeção Estadual, no Maranhão, é uma competência da Aged que permite aos produtores registrados vender seus produtos em todo o Estado. “É importante procurar um produto que tenha selo de inspeção, pois ele é que garante o registro. Isso quer dizer que esse produto, antes de ter sido lançado no mercado, passou por uma fiscalização de um órgão oficial, então, ele passou por um veterinário que vai garantir que a matéria-prima no final vai se transformar em um produto seguro para o consumo”, explicou o coordenador de Inspeção Animal, Hugo Napoleão.

Inspeção

Para a obtenção desse registro, os produtores passam por vistorias, a princípio, são analisadas todas as condições físicas, como, por exemplo, se o estabelecimento está localizado longe de uma fonte de mau cheiro ou afastado de vias públicas. Após o atendimento das exigências estruturais e a aprovação do registro, os fiscais agropecuários da Aged ficam responsáveis por inspecionar todas as fases da produção industrial. No caso das usinas de beneficiamento, são observadas as práticas e as condições sanitárias durante a filtração, pré-aquecimento, pasteurização, refrigeração, congelação e acondicionamento do leite.

A legislação brasileira que regulamenta este serviço – Decreto Nº 30.691, de 29 de março de 1952 – especifica tudo o que deve ser observado nesse processo e especifica até o período de tempo para o transporte de leite e o acondicionamento correto para garantir que ele estará próprio para o consumo.

Uma das empresas maranhenses que conta com a certificação do SIE é a Laticínio Beatriz, uma produtora de queijo muçarela situada em Vila Nova dos Martírios. “Nós fabricamos com qualidade e queremos melhorar cada vez mais essa qualidade. Fazemos questão de oferecer um produto saudável para os nossos clientes e buscamos, também, aceitação no mercado”, defende o presidente da fábrica, Nereu Rodrigues de Souza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.