Venda ilegal

Carga de chumbinho é apreendida na cidade de Riachão

O produto é irregularmente utilizado como raticida e não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Divulgação / Aged-MA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Chumbinho é irregularmente utilizado como raticida.
Chumbinho é irregularmente utilizado como raticida. (Foto: divulgação)

RIACHÃO - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), por meio da Unidade Regional de Balsas, realizou nesta semana a apreensão de produto clandestino, conhecido popularmente no Brasil como chumbinho. Esse produto é irregularmente utilizado como raticida e não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também:

Maranhão registra primeiro caso de recebimento de 'sementes misteriosas'

Estudante maranhense é envenenado com chumbinho na Bolívia​

A ação, que foi realizada no município de Riachão, percorreu as revendas de agrotóxicos e, além de apreender o chumbinho, ainda recolheu outros produtos que não possuem registro na Anvisa e em nenhum outro órgão de governo.

No site da Anvisa, todas as informações sobre o chumbinho atestam que é um produto ilegal, não devendo ser utilizado e que a compra e venda configuram crime. A denúncia deve ser feita na Vigilância Sanitária.

O chumbinho, segundo a Anvisa, não é eficiente no controle de roedores e, em caso de intoxicação, a Agência disponibiliza o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita em todo território nacional; o atendimento e orientação serão dados por um profissional de saúde especializado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.