Doação

Campanha incentiva cadastro de doadores de medula óssea em São Luís

Ação foi realizada durante a quinta (28) e sexta-feira (29), no Canto da Fabril.

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Ao todo, cerca de 80 pessoas fizeram cadastro para doação de medula.
Ao todo, cerca de 80 pessoas fizeram cadastro para doação de medula. (Foto: Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS - Centenas de pessoas participaram do primeiro dia da Campanha de Incentivo à Doação de Medula Óssea, nessa quinta-feira (28), em São Luís. A ação voltada para a comunidade acadêmica e a população vai ser realizada até esta sexta-feira (29), no Auditório da Faculdade Estácio São Luís, Canto da Fabril, no Centro.

O evento contou com a participação do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), que falou sobre a importância da doação de medula óssea, cadastrou e fez coleta de sangue e novos doadores de medula óssea.

Transplante

O transplante de medula é um tratamento indicado para diversas doenças em diferentes estágios, como leucemias, linfomas, anemias graves e doenças autoimunes, por exemplo. O procedimento consiste em substituir uma medula óssea deficiente por células normais, com a finalidade de reconstituir uma medula saudável. No entanto, para quem precisa, não é tão simples assim encontrar um doador – estima-se que a chance de achar alguém compatível é de 1 a cada 100 mil, mas esse número pode aumentar ainda mais, dependendo da miscigenação.

Cenário nacional

No Brasil, por exemplo, a mistura de raças dificulta um pouco a localização de doadores compatíveis, mas dados mostram que hoje existem mais de 3 milhões cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.