Decisão da Justiça Federal

Lidiane Leite ficará detida no Comando do Corpo de Bombeiros

Segundo a Justiça Federal, ação visa resguardar integridade física de Lidiane.

Liliane Cutrim/Imirante.com*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS – O superintendente da Polícia Federal do Maranhão, Alexandre Saraiva, se pronunciou na tarde desta segunda-feira (28), sobre a apresentação de ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite que passou 39 dias foragida da Justiça.

Leia também:

“Ela nunca se escondeu. Ela tava em Bom Jardim”, afirma advogado

Desde agosto foragida, Lidiane Leite finalmente se entrega à Justiça

Onde estará Lidiane Leite? A "prefeita ostentação"

Conheça a cidade da prefeita foragida

Segundo o superintendente, a ex-gestora será ouvida na PF, será levada para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por exame de corpo de delito e depois será encaminhada para o Comando do Corpo de Bombeiros do Maranhão, em São Luís.

“Nós consideramos que um capítulo da investigação se encerrou hoje, com a apresentação da ex-prefeita Lidiane. A apresentação dela não foi gratuita, houve muito trabalho da polícia, fechamos todas as rotas de fuga. E nós acreditamos que ela se viu impossibilitada de fugir, então, acabou se entregando. Ela vai ser ouvida daqui a pouco, em seguida será encaminhada para o IML para exames de praxe e em seguida, segundo decisão judicial, será encaminhada para o Corpo de Bombeiros”, explicou Alexandre Saraiva.

Ainda de acordo com Alexandre Saraiva, a decisão de encaminhar Lidiane Leite para o Comando do Corpo de Bombeiros é da Justiça Federal e não cabe à Polícia Federal se manifestar sobre isso.

“Essas questões não cabem à Polícia Federal se manifestar, nós respeitamos as decisões judiciais e as cumprimos. A Polícia Federal fez a sua parte, instaurou o inquérito, investigou, descobriu a autoria, a materialidade e em razão do nosso trabalho ela se entregou”, disse o superintendente.

Por meio de nota, a Justiça Federal no Maranhão afirmou que Lidiane ficará detida no quartel do Corpo de Bombeiros para que sua integridade física seja resguardada.

“Quanto ao questionamento acerca da decisão que determinou o recolhimento da investigada Lidiane Leite da Silva ao quartel do Corpo de Bombeiros desta capital, após se apresentar na sede Polícia Federal para cumprimento do mandado de prisão, esclareço que se trata de medida que visa resguardar a integridade física da investigada, diante da notoriedade e da proporção da repercussão que o caso ganhou, não se tratando, de forma alguma, de concessão de privilégio à ex-prefeita, mas sim de medida de cautela e prudência, diante do caso concreto", afirma a Justiça Federa

O delegado da Polícia Federal Ronildo da Silveira, responsável pelo caso, também falou sobre a apresentação de Lidiane Leite. Segundo o delegado, a PF espera que a ex-gestora de Bom Jardim possa colaborar com as investigações. Sobre as afirmações da defesa da ex-prefeita a qual alegou que ela não se escondeu da polícia, Ronildo da Silveira afirmou que Lidiane, de fato, estava foragida.

“As diligência foram feitas na cidade e no interior de Bom Jardim. Lógico que agora ele está tentando, no papel dele de advogado, amenizar a conduta da investigada de que ela não estaria em fuga, mas, mas ela estava sim em fuga, não tem como dizer que ela estava na cidade governando”, disse o delegado.

Ainda de acordo com Ronildo da Silveira, a Polícia Federal suspeita que a ex-prefeita estava recebendo ajuda para se esconder, e a PF já tem o nome de alguns suspeitos.

Ouça a entrevista completa do superintendente da Polícia Federal do Maranhão, Alexandre Saraiva, e do delegado Ronildo da Silveira, falando sobre o caso.

* Com informações da rádio Mirante AM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.