Ex-prefeita está foragida há um mês

Onde estará Lidiane Leite? A "prefeita ostentação"

Um mês após a Operação Éden, Lidiane ainda está foragida.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

SÃO LUÍS – Onde está Lidiane Leite? Neste domingo (20), completa um mês que a ex-prefeita de Bom Jardim, distante 275 quilômetros de São Luís, está foragida. Em 20 de agosto, a Polícia Federal deflagrou uma operação na cidade, intitulada Operação Éden, a fim de prender os responsáveis pelos desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundeb e do Pnae. A ação culminou na prisão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR), o ex-secretário de agricultura, Antônio Cesariano, ex-secretário de Assuntos Políticos. A então prefeita Lidiane Leite da Silva ou Lidiane Rocha, seu nome político, não foi encontrada na cidade. Um mês após a operação, Lidiane ainda está foragida. Para que você entenda melhor o caso, o Imirante.com elenca os principais acontecimentos desse caso.

PF: esquemas na Prefeitura de Bom Jardim desviaram cerca de R$ 15 milhões

[e-s001]

As investigações tiveram início após denúncia feita por partidos de oposição e agricultores que foram cadastrados para receber um benefício da prefeitura. Os desvios dos cofres do município, segundo a Polícia Federal, podem chegar a 15 milhões.

Prefeitura fica sem administrador, e ninguém pode assumir cargo

Durante a operação, a então prefeita não foi encontrada no município, deixando prefeitura sem nenhum administrador. Por oficialmente, ainda está no cargo, Lidiane impediu que a vice-prefeita, Malrinete Gralhadas, assumisse a administração do município de Bom Jardim.

"Prefeita ostentação" vira piada na internet

[e-s001]

Quatro dias após a operação, boatos em redes sociais relatavam a prisão da ex-gestora, na cidade de Santa Inês. No entanto, a informação foi desmentida pelas autoridades competentes. O assunto “viralizou” na internet. Lidiane ganhou a alcunha de “Prefeita ostentação”, por esbanjar em redes sociais.

STJ nega habeas corpus a prefeita

A defesa de Lidiane, seis dias após a operação, entrou com um pedido de habeas corpus, alegando que a ex-gestora havia sofrido constrangimento ilegal e que seu estado de saúde merecia cuidados por estar foragida da Polícia Federal. O pedido foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça. Com a negação do pedido de habeas corpus, havia a possibilidade de Lidiane se entregar. O então advogado confirmou, em entrevista, que ex- prefeita se entregaria no dia 27 de agosto, mas isso não aconteceu.

Justiça determina que vice-prefeita assuma imediatamente

[e-s001]

Após determinação da Justiça, a vice-prefeita, Malrinete Gralhada (PMDB), assumiu a Prefeitura de Bom Jardim no dia 27 de agosto. Um dia depois da determinação, Marinete foi empossada, no fórum do município, pelo juiz Cristóvão Sousa Barros. A posse da vice-prefeita inviabilizou a articulação da Câmara de Vereadores de pedir o afastamento de Lidiane Leite. Isso porque a Lei Orgânica prevê que o afastamento, pelo Poder Legislativo, se dá quando a ausência do gestor for igual ou superior a 10 dias, sem que o gestor tenha comunicado o afastamento à Câmara. Como Malrinete foi empossada, pela Justiça, após oito dias de afastamento de Lidiane, a Câmara não pode solicitar o afastamento da ex-gestora.

Lidiane ingressa na Justiça contra posse da vice

No início de setembro, Lidiane Leite teve seu nome incluído no Sistema Nacional de Procurados de Impedidos (Sinpi) da Polícia Federal. Mesmo foragida, Lidiane, por meio de seus advogados, Tibério Mariano Martins Filho e Hugo Emanuel de Souza Sales, entrou com um pedido de suspensão de liminar requerendo o cargo para si. O pedido foi indeferido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Câmara de Bom Jardim declara perda de mandato da prefeita Lidiane Leite

Em cinco de setembro, em sessão extraordinária, a Câmara de Bom Jardim declarou perda de mandato da prefeita Lidiane Leite. Segundo o vereador Arão Silva, a perda do mandado pelo afastamento por mais de 15 dias, sem autorização da Câmara de Vereadores, o que caracteriza infração político-administrativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.