SÃO LUÍS – Motoristas e pedestres que transitam no trecho da avenida Paraíso, na Santa Efigênia, tem que compartilhar mais da metadede da via com um lixão, que a cada dia fica maior. Segundo moradores, o trecho da avenida já foi feito de lixão umas três vezes, o que é um absurdo, pois, além de ser uma avenida, o lixão fica bem próximo ao ponto final da linha de ônibus Cidade Operária/Africanos.
Relembre:
Morador registra entulho e esgoto em avenida da capital
Lixo e entulho tomam conta de avenida no bairro Santa Efigênia
Ainda de acordo com moradores, a prefeitura de São Luís já limpou o local duas vezes, mas, como não tem asfalto, as pessoas vão colocando lixo com a desculpa de entupir os buracos e, depois, o que era para “entulhar”, vai virando um aglomerado de dejetos, atrapalhando o fluxo de pessoas e veículos.
Para a população, o caso causa revolta. “Eu tenho que passar aqui todos os dias e cada vez mais fica complicado, porque eles colocam de tudo aí, inclusive bicho morto. Assim, além de ocupar um grande espaço, o lixo fede, e isso deixa a gente com muita raiva”, reclama a estudante Marília Silva.
A dona de casa Eliane Mendes, também, se revolta com a situação e diz que a culpa não é só do poder público, mas, também, da população.
“O povo é muito nojento, quem coloca todo esse lixo ai? Lógico que são os moradores, tanto daqui como de longe. Basta ficar um tempinho por aqui pra ver alguém jogando um monte de lixo, vem gente com carro de mão, carroça...É um absurdo. Mas, não adianta só a prefeitura vir limpar, tem que asfaltar logo, pois, senão, sempre vão colocar lixo aqui”, ressalta Eliane.
Por meio de nota, A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que o serviço de coleta em todo o bairro da Santa Efigênia é realizado regularmente, as segundas, quartas e sextas-feiras, diurno, e que o acúmulo dos resíduos na referida área decorre do descarte indevido, proveniente do bairro Jardim Tropical.
A Secretaria informa que irá mandar uma equipe ao local e providenciar a retirada dos resíduos descartados irregularmente no local. A Semosp esclarece ainda que dispõe do número 0800 098 1636, em que a população pode obter entrar em contato com o setor de Limpeza Pública em caso de dúvida. As chamadas são permitidas de telefones fixos e o serviço funciona das 8 às 18h, de segunda à sexta-feira.
Em relação ao asfalto a Semosp informa que as ruas da Santa Efigênia estão na programação de serviços e deverão ser feitas conforme cronograma.
Prefeitura de São Luís e aguarda resposta.
Saiba Mais
- Cerca de 90,5% da população brasileira é atendida pela coleta de lixo
- Ruas afetadas pela enchente em Imperatriz são tomadas por lixo
- Saiba como fazer compostagem de resíduos orgânicos em casa
- Lixo é descartado irregularmente em rua do bairro São Francisco, em São Luís
- Moradores do bairro São Francisco sofrem com invasão de urubus
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.