Guardador Legal

Polícia fiscaliza atuação de flanelinhas em São Luís

Durante a operação, 16 pessoas foram flagradas em situação irregular.

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) fiscalizou a atuação de guardadores de veículos, conhecidos com flanelinhas, no Centro de São Luís. Durante a operação, foram detectados que 16 pessoas estavam em situação irregular, sem o cadastro necessário.

Os policiais da Supervisão de Área Integrada de Segurança Pública Oeste (Saisp) fiscalizaram a área do entorno das praças Benedito Leite e João Lisboa; além da Igreja da Sé e Mercado Central. De acordo com o coordenador da Saisp Oeste, delegado Joviano Furtado, as atividades serão intensificadas em outros bairros da capital.

“É importante que a população denuncie as ocorrências para que possamos agir de maneira mais eficaz em defesa da sociedade”, orientou o delegado Joviano Furtado. Ele explicou que em casos de valores cobrados de forma abusiva, o guardador pode responder pelo crime de extorsão.

Intimidação

Muitos motoristas afirmam que se sentem ameaçados pelos flanelinhas, pois alguns são agressivos na hora de pedir o pagamento. Há, ainda, guardadores de veículos que chegam a machucar os motoristas, como é o caso de homem que recebeu uma facada de um flanelinha em frente ao Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), no fim da manhã dessa segunda-feira (26). Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, o motivo da agressão foi porque se recusou a pagar R$ 2 ao agressor.

Guardador Legal

Para regularizar a atuação dos guardadores de veículos e evitar a ação de criminosos que se dizem ser flanelinhas, a atividade dos guardadores na capital maranhense é regulamentada desde 2011, por meio do projeto Guardador Legal que já cadastrou 600 profissionais. Para se regularizar, o guardador necessita dos documentos pessoais, registro no Ministério do Trabalho e atestado de bons antecedentes.

“Mês passado fizemos a entrega de coletes para cerca de 200 guardadores do Centro. Novos kits contendo camisa manga comprida e bonés serão distribuídos à categoria”, explicou o delegado Joviano Furtado.

No ano passado, 145 notificações por trabalho irregular foram emitidas. Os guardadores que forem notificados e não se regularizarem responderão por exercício ilegal da profissão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.