Guardador Legal

SSP entrega coletes para padronização de guardadores de veículos

A iniciativa faz parte do processo de regularização da categoria.

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Supervisão de Área Integrada de Segurança Pública Oeste (Saisp), realizou, nesta sexta-feira (12), a entrega de coletes para cerca de 200 guardadores e lavadores de carros da região do centro de São Luís. A iniciativa, que faz parte do processo de regularização da categoria, visa padronizar e reforçar a instrução dos profissionais para dar maior qualidade no atendimento.

Sob o comando do delegado Joviano Furtado, coordenador da Saisp Oeste, a ação de regularização dos guardadores de carros ocorre desde 2011 e possui 600 profissionais cadastrados. “Ainda precisamos aumentar esse número. Com todos regularizados será mais fácil dar dignidade aos profissionais e segurança para a população”, explicou o delegado.

Em 2014, foram 145 notificações por situação irregular. Caso sejam novamente encontrados, serão autuados pelo exercício ilegal da profissão. Para se regularizar, o guardador necessita dos documentos pessoais, o registro no Ministério do Trabalho e atestado de bons antecedentes.

O presidente do Sindicato dos Guardadores, Lavadores e Manobristas de Carros do Maranhão, Francisco Ribamar Moreira, ressaltou que o projeto só tem melhorado a vida dos profissionais “Assim a população consegue identificar quem está dentro da lei e quem não está. Isso dá credibilidade ao nosso trabalho”, pontuou.

Os próximos a receber os novos coletes de “Guardador Legal” serão os regularizados da Avenida Litorânea. Até janeiro, todos terão recebido e durante as festividades de fim de ano as fiscalizações serão intensificadas. De acordo com o delegado Joviano Furtado, no próximo ano, novos kits contendo camisa manga comprida e bonés serão distribuídos à categoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.