Luto

Bumba meu boi de luto: morre Humberto de Maracanã

Cantador estava internado desde domingo (18).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Douglas Jr./O Estado)

SÃO LUÍS – O cantador de boi Humberto de Maracanã morreu na tarde desta segunda-feira (19), na UTI do Hospital Carlos Macieira, em São Luís.

O mestre Humberto estava internado, em estado grave, após uma infecção generalizada. Ele foi submetido a uma cirurgia para amputação do membro inferior esquerdo.

Segundo Maria José Soares, esposa do grande mestre, ele passou mal, na terça-feira (13), em sua residência e foi levado às pressas para o hospital.

Humberto de Maracanã tinha 75 anos e mais de 40 anos dedicados ao bumba meu boi, interpretando toadas do Boi de Maracanã, no sotaque de matraca. Um dos símbolos do São João do Maranhão, o cantador é autor da toada “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, que foi gravada pela maranhense Alcione. Pela contribuição à cultura maranhense, Humberto foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luís e pela Assembleia Legislativa do Estado.

Em nota, o governo do Estado lamenta a perda e decreta luto oficial de três dias.

Veja nota na integra

O Governo do Maranhão externa pesar pela morte do mestre do Boi de Maracanã Humberto Barbosa Mendes e decreta luto oficial de três dias.

Humberto de Maracanã, como era conhecido, era mestre do boi desde 1972. O cantador acompanhava a tradição do boi desde a infância, quando, já aos 12 anos, começou a atuar como compositor e intérprete. Tornou-se cantador aos 34 anos e era reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular.

Humberto nasceu em 2 de novembro de 1939 e faleceu às 16h10 nesta segunda-feira (19) por falência múltipla dos órgãos em decorrência de choque séptico.

A família de Humberto de Maracanã informou que o velório ocorrerá inicialmente na casa do cantador de onde seguirá para a quadra do Boi de Maracanã. Sobre o enterro, a família ainda não decidiu o local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.