De 3 a 6 de dezembro

Cultura Maranhense em São Paulo: Projeto Auto do Guriatã Homenageia Mestre Humberto de Maracanã

O projeto, realizado pelo Núcleo Maracá, explora a narrativa simbólica do Boi, explorando questões atemporais sobre relações sociais, poder e ancestralidade com o vigor das toadas do Bumba Boi.

Na Mira

Atualizada em 01/12/2025 às 16h59
A musicista e autora da ideia do musical, Renata Amaral, destaca a importância da obra do mestre e o ineditismo da montagem.
A musicista e autora da ideia do musical, Renata Amaral, destaca a importância da obra do mestre e o ineditismo da montagem. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O espetáculo musical Auto do Guriatã, uma ópera popular contemporânea baseada no rico repertório do mestre maranhense Humberto de Maracanã, chega a São Paulo com uma intensa agenda cultural de 3 a 6 de dezembro. O projeto, realizado pelo Núcleo Maracá, explora a narrativa simbólica do Boi, explorando questões atemporais sobre relações sociais, poder e ancestralidade com o vigor das toadas do Bumba Boi.

A musicista e autora da ideia do musical, Renata Amaral, destaca a importância da obra do mestre e o ineditismo da montagem:
“Viajei muito e dividi muitos palcos com Mestre Humberto, então fui entendendo a visão dele sobre o Auto do Bumba Boi. As toadas que ele criou para essa apresentação — um repertório autoral de altíssima exigência e sofisticação — são uma opereta de fato, que precisava ir para o palco para honrar a memória e a genialidade desse mestre”.

Renata também ressaltou as rupturas que o espetáculo incorpora:
“A primeira ruptura importante do nosso projeto foi ter a Mestra Graça Reis no papel do Amo. Originalmente, não há mulheres como personagens centrais nesse Auto clássico. Graça, no papel do amo, conduz essa mudança e atualiza o discurso sobre relações de poder dentro da nossa tradição popular”.

O elenco reúne grandes referências maranhenses radicadas em São Paulo, como os Mestres Tião Carvalho, Mestra Graça Reis e Mestra Ana Maria Carvalho. Tião Carvalho, inclusive, realiza há mais de 30 anos a tradicional Festa do Boi no Morro do Querosene (Zona Oeste). Também participa do Auto o alagoano mestre Sapopemba. Também participam do espetáculo, Renata Amaral, Lincoln Antonio, Aline Fernandes, Henrique Menezes e Ariel Coelho.

Além dos shows, o público paulistano terá a oportunidade de participar de oficinas gratuitas de Bumba Boi, conduzidas por integrantes do próprio Bumba Meu Boi de Maracanã, uma das maiores e mais conhecidas comunidades do Maranhão. Os integrantes viajam para São Paulo especialmente para participar desse projeto.

Renata Amaral, idealizadora do projeto e diretora geral, que há mais de 30 anos acompanha vários mestres, especialmente mestres da cultura maranhense, entre eles Humberto de Maracanã e Pai Euclides, da Casa Fanti-Ashanti, afirmou que o objetivo da circulação é reforçar o entendimento da cultura popular como arte contemporânea vigorosa e essencial para a identidade brasileira.

“As toadas do Mestre Humberto, que vão contando o enredo de uma forma que é uma opereta de fato, sempre me pareceram um material incrível para o palco. Os integrantes do Bumba Boi de Maracanã também trarão o rico universo dessa manifestação para as oficinas. O público vai conhecendo e se familiarizando com a tradição popular como arte de altíssima sofisticação e totalmente atemporal. Em outros momentos em que o Auto foi apresentado vimos que atrai e engaja o público em geral, porque reconhece essa excelência e essa força artística”, concluiu Renata.

O projeto Auto do Guriatã é aprovado no Edital de Fomento Cultsp PNAB número 24/2024 - Gravação e Lançamento de álbum musical inéditos. Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.