Operação Natal Saudável

Apreendidos quase três mil kg de alimentos impróprios para o consumo

Alimentos estavam sendo transportados de maneira irregular.

Divulgação/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47

SÃO LUÍS – Quase três toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas durante a semana na Operação Natal Saudável. A ação é realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante as blitzen da operação os fiscais da Aged e os policiais federais apreenderam: 2.750 kg de camarão seco, sendo transportados irregularmente em uma picape e um caminhão Graneleiro e acondicionados em sacos de ração animal; 200 kg de frango e cinco tatus, todos transportados ilegalmente. Os tatus, que estavam sendo levados por encomenda, foram encaminhados à Polícia Civil, que autuou o dono da carga por crime ambiental.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conforme determina a legislação sanitária, as cargas foram inutilizadas e descartadas em aterro sanitário pelos fiscais da agência agropecuária, que também autuaram e multaram os proprietários das cargas irregulares.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O fiscal estadual agropecuário, Diego Amaral, explica que no caso do camarão, o risco de contaminação para o consumidor aumenta, pois o produto aparenta já estar pronto para o consumo, mas as condições de seu transporte ofereciam graves riscos à saúde pública. “A Aged continua mantendo o controle do trânsito de produtos animais e vegetais, visando a qualidade dos alimentos que irão para a mesa do consumidor maranhense”, completou Diego.

“A constância destas operações foram decisivas para que o Estado recebesse o status internacional de Zona livre de Febre Aftosa com vacinação. Sendo assim, é necessário garantir a manutenção deste status, além de evidentemente, ser uma questão de saúde pública, tirar de circulação produtos inadequados sanitariamente para o consumo da população”, declarou o diretor-geral da Aged, Fernando Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.