Emprego & Profissão

Cursos técnicos e tecnólogos ajudam a conquistar emprego

No especial de hoje, você observa as diferenças entre os cursos técnicos e tecnólogos. Assista!

Cíntia Araújo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Quer ingressar no mercado de trabalho mais rápido? Uma saída é fazer um curso técnico, que tem foco na área prática e capacita o aluno para exercer várias funções. Mas também existe outro tipo de curso, o tecnólogo. E muita gente confunde esses ensinos. E quem vai nós explicar o que significa cada um é o diretor regional do Senai e superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura.

Os cursos técnicos são voltados para quem concluiu ou está terminando o Ensino Médio. Não precisa de vestibular para cursar um técnico. Esses cursos têm a duração de um a dois anos. Há várias opções de cursos nesta modalidade. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de profissional técnico.

Já os tecnólogos é um curso de nível superior, com duração entre dois e três anos e meio. Com o diploma de tecnólogo você pode continuar os estudos com cursos de pós-graduação. O conteúdo é voltado para atuação de forma inovadora nas atividades do setor tecnológico. Estes tipos de cursos estão crescendo muito no Brasil.

Em Imperatriz o mercado está aquecido na construção civil, na indústria e na área de serviços. Os cursos técnicos capacitam os jovens para atender essa demanda.

Dependendo da área do curso, o salário médio de um profissional com formação técnica vária entre R$ 1 mil e R$ 1,3 mil.

Quer saber mais sobre as diferenças entre cursos técnicos e tecnológicos? Ou, quais cursos estão tendo maior empregabilidade? Clique no vídeo abaixo e veja a entrevista completa.

Você também pode mandar sugestões de temas para o nosso especial por meio da Fan Page do Imirante.com no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.