SÃO LUÍS - Parte da estrutura da mureta de contenção da Praça Gonçalves cedeu e caiu sobre a escadaria que dá acesso à Praça Maria Aragão e Avenida Beira-Mar, no Centro, em São Luís. Segundo transeuntes e comerciantes que trabalham próximo ao local, o fato aconteceu há cerca de um mês e a armação, ainda, está caída no local, denotando descaso com o logradouro. A queda de parte da estrutura deve-se, principalmente, à falta de manutenção da área. Além dessa, outras estruturas da praça podem desmoronar a qualquer momento por falta de conservação.
Os destroços do muro constituem uma cena melancólica em um dos principais pontos turísticos da capital maranhense. O espaço público, que deveria ser agradável para os frequentadores, está em estado de precariedade. De acordo com quem sempre passa pela praça, a situação do local é revoltante.
Por causa do grande peso da estrutura que caiu sobre a escada, vários degraus foram danificados, prejudicando ainda mais a passagem de pessoas. "É horrível ter de passar por aqui nessa situação. Para nós, que já somos idosos, a situação é mais complicada porque a escada tem muitos degraus e ainda temos de desviar disso", disse Celestina Pereira, que passa diariamente pela localidade.
As estruturas de diversas composições do logradouro também podem ceder, diante da grande quantidade de rachaduras e à falta de manutenção. Com a proximidade do período chuvoso, o temor de várias pessoas que frequentam o local é de que as outras partes caiam gradativamente com a força da água.
Outros problemas
A desorganização, a falta de iluminação, o calçamento arrancado e a insegurança são outros problemas da Praça Gonçalves Dias. Frequentadores alegam que evitam ficar no local por muito tempo, principalmente, durante a noite. "A [praça] Gonçalves Dias está em um estado deplorável. Principalmente durante a noite, evito passar por aqui. A situação é complicada porque prejudica o turismo", frisou Valdilene Oliveira.
Várias caixas instaladas no chão, que guardam fiação da iluminação, estão abertas, tornando-se armadilhas aos mais distraídos. De acordo com comerciantes que trabalham nas proximidades, são frequentes os acidentes na localidade por causa da falta de tamponamento adequado dessas caixas.
Depredação
O espaço do logradouro é muito frequentado por skatistas, que utilizam bancos e escadarias para fazer manobras, depredando as estruturas. Atraídos pela facilidade de acesso, pela falta de fiscalização e pelo terreno plano, vários praticantes da modalidade destroem partes da composição do logradouro. O espaço está com várias pichações.
Segundo Fábio Silvano Sales, comerciante que trabalha próximo à praça, os atos de vandalismo são frequentes no local. "Sem segurança, os vândalos vêm aqui, pintam e bordam, picham as paredes e os bancos de madeira. Picham até o chão. Não tem limite e nem horário", frisou.
Em nota, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que encaminhará uma equipe para verificar a situação da mureta e tomar as medidas necessárias. Quanto à iluminação pública, a Semosp informou que o sistema de iluminação da Praça Gonçalves Dias foi recuperado recentemente e tem luminárias novas. Para solucionar o problema, ainda ontem uma equipe iria ao local para avaliar a situação.
Mais
A Praça Gonçalves Dias, um dos principais cartões-postais da cidade de São Luís, é tombada pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan) desde 1955. Também é conhecida como Largo dos Amores e Largo dos Remédios, por causa dos namorados que frequentam o local e pela igreja que está localizada em frente, respectivamente.
Saiba Mais
- VÍDEO: hospital do câncer da Madre Deus apresenta infiltrações após temporal
- Mureta de proteção continua quebrada, na praia da Ponta d'Areia
- Acúmulo de lixo incomoda população no bairro do Maranhão Novo
- Abandono e descaso são o retrato de praça em São Luís
- Animais soltos apresentam riscos para motoristas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.