7ª FeliS

Sétima edição da Feira do Livro de São Luís termina neste domingo

Imirante com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS – A 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) será encerrada neste fim de semana e promete muita atividade, informação e entretenimento no maior evento literário do estado. A Feira, além de ótima opção para o entretenimento e o lazer, configurou-se como oportuna ferramenta para empreender em conjunto: sociedade civil, poder público e privado, numa ação transformadora na vida cultural da nossa cidade. A programação segue até o domingo (6) com atividades das 10h às 22h.

Neste sábado (5), logo pela manhã, as atividades começam a partir das 10h com lançamentos de livros no Prédio do Curso de História da UEMA, na Rua da Estrela, onde irão acontecer oito lançamentos de obras dos mais variados temas.

No Auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM) as palestras acontecem a partir das 16h, com o Mundo digital, a mídia e os manguezais de Alcântara no contexto da corrida espacial, com Cláudio Farias. O mediador será Eduardo Júlio.

Em seguida, o doutor em Literatura Latino-Americana pela Universidade de Illínois, Sebastião Moreira Duarte fará uma palestra sobre o poeta chileno Pablo Neruda, em Pablo Neruda leitor de Sousândrade. Josoaldo Rego será o mediador do debate. Outro poeta, desta vez o maranhense Bandeira Tribuzi, será tema de palestra, ministrada por Lino Moreira e Antõnio Ailton, em Poesia e Economia em Bandeira Tribuzi. Para fazer a mediação da palestra, o poeta e jornalista Paulo Melo Sousa.

Na Galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, o Café Literário constará de três rodadas de conversas, com os temas Literatura na sala de aula; Os esquecidos e A literatura na era das mídias digitais, às 15h, 16h, e 18h respectivamente. Acontecem ainda recitais no Beco Catarina Mina, a partir das 17h30; exibição de curtas de diretores maranhenses e programação infantil, no Cine FeliS, no Cine Praia Grande, das 10h às 21h.

Na Praça da Juventude, na Praça Valdelino Cécio, as atividades começam a partir das 10h e oferecerá ao público mostras que terão a questão do jovem negro no Brasil, bate-papo sobre políticas públicas e lançamento de livro sobre o Hip Hop no Brasil, de Rosenverck Estrela Santos.

No Espaço Catulo da Paixão Cearense, na Escola de Música Lilah Lisboa, os amantes da música clássica poderão desfrutar do concerto Orquestra de Câmara da Escola de Música do Estado do Maranhão, com o Maestro Joaquim Santos. Na Praça da Faustina, das 16h às 17h30, terão Tambor de Crioula Rosa de São Benedito, Recitais de Cordel e programação musical com o DJ Girleno.

Os visitantes contarão ainda com cantinhos de leitura, desfile, pinturas faciais artísticas, contação de histórias e oficinas de literatura de Cordel, Conto, Poesia, Tirinha e Tangran, nos estandes localizados na Praça do Maranhão, a partir das 14h. O show da Banda Baré de Casco encerra a programação do dia às 21h, na Praça Nauro Machado.

Domingo

No domingo (6) a programação continua com destaque para o Café Literário que terá como tema Aluísio Azevedo: 100 anos depois, na Galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, tendo como convidados Alberico Carneiro e Lourival Serejo. As atividades continuam com palestras no Auditório da Associação Comercial do Maranhão, às 17h; lançamentos e relançamentos de Livros no Auditório do Curso de História da Uema, a partir das 10h; exibição e curtas, documentários e animações infantis no Cine FELIS, no Cine Praia Grande.

Na Praça do Maranhão, o Pé de Livro e o Espaço SESC prometem continuar atraindo muitas crianças, com mediação de leitura, grupos de animações artísticas, desenho, pintura, jogos e brincadeiras, a partir das 14h. Na Praça da Juventude, das 10h às 12h, haverá exposição de Cordel e oficina de produção textual, com o professor Artur de Ribamar Góes Freire, além de mostras e exposições de objetos confeccionados com reaproveitamento de resíduos. No Teatro Alcione Nazareth, a programação teatral terá, às 18h, o espetáculo de dança Quinze, da Cia Pulsar, e no Teatro João do Vale, às 19h, tem a apresentação teatral Operário da palavra, do CoTeatro.

Na praça que leva o nome do grande homenageado do evento, o poeta Nauro Machado, show musical Bandeira de Aço 35 anos, às 20h, para encerrar as atividades da 7ª edição da Feira do Livro de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.