BRASÍLIA – A presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, propôs hoje (9) a construção de um parque internacional na fronteira com a Coreia do Norte. O objetivo é encerrar o impasse envolvendo as duas Coreias e manter a única parceria existente entre ambas, o parque industrial de Kaesong – que reúne 123 empresas sul-coreanas e cerca de 50 mil operários dos dois países. Porém, as atividades em Kaesong estão suspensas há mais de um mês.
Park Geun-Hye fez a proposta em discurso ao Congresso dos Estados Unidos. Segundo ela, o parque industrial internacional pode ser construído na chamada zona desmilitarizada, que divide a Península Coreana desde o fim da guerra da Coreia, em 1953.
Para a presidenta, a zona deve "fazer jus ao seu nome" e ser um local que "fortaleça a paz, não a ponha em risco". A referência refere-se ao fato de a região ser uma das mais militarizadas do mundo.
Ela não detalhou, entretanto, como será o parque industrial. "[Será um local que] envie uma mensagem de paz a toda a humanidade", disse. O discurso da presidenta ocorre no momento em que a Coreia do Norte ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana que pode atingir a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos.
Saiba Mais
- Dorama brasileiro: coreano viaja até o interior do Ceará para conhecer namorada
- Tumulto durante festa de Halloween deixa mais de 150 mortos na Coreia do Sul
- Jogos Mundiais Militares são abertos na Coreia do Sul
- Três corpos são encontrados dentro da embarcação naufragada na Coreia do Sul
- Coreia do Sul rejeita exigências para reabertura de parque industrial
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.