Mundo

Tumulto durante festa de Halloween deixa mais de 150 mortos na Coreia do Sul

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, convocou uma reunião de emergência para averiguar o caso e declarou luto nacional após as mortes no Halloween.

Imirante.com

- Atualizada em 30/10/2022 às 08h42

COREIA DO SUL - Mais de 150 pessoas morreram e outras 82 ficaram feridas durante uma aglomeração durante uma celebração de Halloween no distrito cosmopolita de Itaewon, em Seul, na Coreia do Sul, neste sábado (29). De acordo com autoridades locais, várias vítimas foram pisoteadas após um tumulto que ainda não se sabe como se originou.

Segundo o chefe do corpo de bombeiros de Yongsan, em Seul, Choi Seong-beom, 153 pessoas morreram, entre elas 20 são estrangeiros e outras 82 pessoas ficaram feridas, 19 em estado grave. De acordo com Choi, a maioria das vítimas eram mulheres com cerca de 20 anos de idade. O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, convocou uma reunião de emergência para averiguar o caso e declarou luto nacional após as mortes no Halloween. 

Vídeos do local mostram diversos socorristas realizando manobras de ressuscitação cardiopulmonar, e equipes tentando puxar pessoas que estavam presas debaixo de outras pessoas na multidão. Outros vídeos mostram a quantidade de pessoas que estavam transitando pelas ruas de Itaewon algumas horas antes do acidente.  As autoridades suspeitam que de início pessoas morreram esmagadas em uma via estreita. 

Ainda não há informações do que causou o acidente, mas, cerca de 100 mil pessoas estavam se reunindo no bairro conhecido por sua vida noturna e popular entre os jovens sul-coreanos e estrangeiros durante a primeira festa de Halloween após dois anos de pandemia. O local mais crítico do acidente fica localizado em uma ladeira estreita com cerca de 4 metros de largura próximo ao Hotel Hamilton, conhecido por suas festas de Halloween.

A ferramenta de serviço de pesquisa e visualização de mapas do Google indica o local mais crítico do acidente em seu sistema.
A ferramenta de serviço de pesquisa e visualização de mapas do Google indica o local mais crítico do acidente em seu sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.